O portal oficial da Prefeitura de Pindamonhangaba disponibiliza um link para que os moradores possam verificar os locais de votação destinados à eleição do Conselho Tutelar, agendada para o dia 1 de outubro, das 8h às 17h, em cinco pontos distintos. Diferentemente das eleições tradicionais para cargos como presidente, governador e prefeito, a votação para eleger os membros do Conselho Tutelar pode acontecer em locais diferentes da zona e seção eleitoral costumeiros para o indivíduo.
A eleição do Conselho Tutelar de Pindamonhangaba apresenta cinco locais de votação: EM Prof. Elias Bargis Mathias (Araretama), EM Arthur de Andrade (Cidade Nova), EM Profª Isabel do Carmo Nogueira (Crispim), EM Profª Gilda Piorini Molica (São Judas ) e EM Profª Raquel de Aguiar Loberto (Vale das Acácias).
No site oficial da Prefeitura, um link direto está disponível para permitir que os cidadãos confirmem o local da votação em www.pindamonhangaba.sp.gov.br/eleicao . Para localizar a escola designada e a respectiva zona eleitoral, os convidados precisam apenas inserir seu nome e data de nascimento.
O processo de votação é organizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o respaldo da Prefeitura de Pindamonhangaba, sob a tutela da Secretaria de Assistência Social. Ana Paula Miranda, secretária de Assistência Social, esclarece que "este ano ocorreu uma modificação no processo, com o uso de urnas eletrônicas fornecidas pelo TRE. Portanto, esta será a primeira vez que a eleição do Conselho Tutelar será conduzida por meio de urnas eletrônicas".
Ela prossegue explicando que "para exercer o voto, é necessário que o eleitor tenha regularizado seu título até 30 de junho de 2023. Aqueles que cumprirem esta exigência poderão votar mediante a apresentação de qualquer documento de identidade válido".