A Novelis, líder global em laminação e reciclagem de alumínio, deu início ao Alumibot, um programa de robótica voltado para estudantes da rede pública de ensino em Pindamonhangaba. A aula inaugural foi realizada com a participação de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Alfredo Pujol, localizada na região central da cidade.
O programa beneficiará 40 estudantes, sendo 20 do 1º ano e 20 do 2º ano do Ensino Médio. A iniciativa tem como objetivo incentivar a educação científica nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), além de promover a diversidade e a inclusão de gênero e raça nesses campos.
As aulas, ministradas no contraturno escolar por um profissional do SESI, abordarão temas como programação, mecânica, eletroeletrônica e modelagem em três dimensões. O curso terá duração de quatro meses para os alunos do 1º ano e seis meses para os do 2º ano, com certificação ao final do programa.
O Alumibot também contará com a participação de profissionais da Novelis como mentores voluntários, compartilhando conhecimentos técnicos e experiências do setor industrial. Além disso, a empresa doou 15 notebooks para auxiliar nas atividades do curso e que, após a conclusão, permanecerão como legado para a escola.
"Acreditamos que investir em educação é investir no futuro. O Alumibot fornecerá conhecimentos essenciais para os alunos, estimulando a criatividade, inovação e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais", destacou Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.
O programa foi estruturado em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Pindamonhangaba. Para o dirigente regional de ensino, Luís Gustavo Martins de Souza, a integração de novas tecnologias no ensino médio é fundamental para preparar os jovens para o mercado de trabalho.
Os critérios para a seleção dos alunos participantes foram definidos pela direção e o corpo docente da escola.