Novelis promove workshop de fotografia e protagonismo juvenil em Pindamonhangaba

Com o projeto Retratos da Terra, jovens refletem sobre valorização e oportunidades de melhoria na região onde vivem


A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, atua com comprometimento em relação ao desenvolvimento sustentável das comunidades em que opera. Em Pindamonhangaba, a Novelis patrocinou o projeto sociocultural Retratos da Terra para crianças e adolescentes. Por meio de oficinas com a temática "Cidade Sustentável", as atividades têm como objetivo despertar a reflexão crítica e a consciência social, por meio da arte e da fotografia.

Entre os dias 28 e 31 de maio, em Pindamonhangaba, 20 jovens do 5º ano da Escola Municipal Moacyr dos Santos, situada no bairro Bela Vista, participarão de um workshop com a fotógrafa e curadora do projeto, Karina Bacci, profissional com passagens por grandes museus e centros culturais brasileiros, como o Museu de Arte Moderna (MAM-SP), SESC e Casa Mário de Andrade, em São Paulo; e de uma oficina de artes com a artista e arte-educadora Flavia Mielnik. As aulas, práticas e teóricas, terão como foco a comunidade em que os jovens vivem, possibilitando que reflitam sobre a valorização e oportunidades de melhoria na região durante saídas fotográficas por diversos pontos da cidade.

O projeto, idealizado e realizado pela empresa Elo3 e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da Novelis e é totalmente gratuito para os participantes, que recebem equipamentos e material didático. O resultado será eternizado em um catálogo exclusivo e uma exposição aberta ao público no segundo semestre desse ano.

O fotógrafo local Beto Salgado também é convidado do projeto e vai acompanhar o workshop e realizar fotos inéditas que farão parte da exposição e catálogo.

"Retratos da Terra desperta a sensibilidade e amplia o campo simbólico dos jovens participantes, ponto de partida fundamental para analisar o contexto sociocultural e protagonizar mudanças que melhorem a vida de todos", completa Fernanda Del Guerra, diretora da Elo3.

"O objetivo dos projetos sociais que promovemos nas localidades em que atuamos é atender às necessidades das comunidades, além de proporcionar desenvolvimento local e transformação positiva na vida das pessoas. O projeto Retratos da Terra leva aos jovens de Pindamonhangaba uma nova perspectiva da sua cidade, mostrando que sempre há oportunidades de evolução e mudanças. Para a Novelis, fazer parte disso é contribuir para o crescimento pessoal de jovens que serão o futuro de um mundo mais sustentável e consciente", afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.