Os participantes do programa Pé-de-Meia de 2025 nascidos nos meses de setembro e outubro recebem nesta segunda-feira (2) o pagamento da segunda parcela do incentivo-frequência. Somado ao incentivo-matrícula, este já é o terceiro repasse do ano feito pelo programa federal.
Para ter direito ao benefício de R$ 200, os estudantes da rede pública que estão matriculados no ensino médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ter frequência mínima de 80% das aulas no mês de referência.
Os pagamentos começaram em 26 de maio, seguindo o calendário de acordo com o mês de nascimento dos estudantes matriculados em uma das três séries do ensino médio da rede pública.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 3,4 milhões de estudantes receberão o incentivo, que é administrado com recursos do Ministério da Educação (MEC).
A segunda parcela do benefício é depositada automaticamente na conta poupança da Caixa aberta em nome do estudante. O valor pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem ou sacado, caso o aluno tenha 18 anos ou mais.
Se o estudante for menor de idade, o responsável legal deve autorizar a movimentação financeira, o que pode ser feito pelo aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa.
O programa Pé-de-Meia é gratuito e dispensa inscrição. Todos os estudantes que atendem aos critérios foram automaticamente incluídos na "poupança do ensino médio". O MEC cruza dados de matrícula e do Cadastro Único (CadÚnico) para verificar quem tem direito ao benefício.
As informações sobre o pagamento podem ser consultadas nos aplicativos Jornada do Estudante, Caixa Tem ou Benefícios Sociais. O Jornada do Estudante, desenvolvido pelo MEC, também acompanha a trajetória escolar e os documentos digitais dos alunos da rede pública.
Na última semana, o MEC notificou mais de 655 mil estudantes que ainda não acessaram suas contas bancárias com valores já depositados. A notificação foi feita por WhatsApp e pelo aplicativo Gov.br. Em seguida, os alunos receberam uma pergunta sobre o interesse em continuar recebendo mensagens do programa Pé-de-Meia.