Pinda registra avanço histórico em novos empreendimentos e projeta forte crescimento urbano para 2026

Município soma 19 protocolos de aprovação em um ano e prepara loteamentos, condomínios e expansões industriais que vão impulsionar a economia local.


O ano de 2025 consolida o ritmo acelerado do desenvolvimento urbano em Pindamonhangaba, que registra 19 protocolos de aprovação de projetos em apenas 12 meses. O mercado de lançamentos residencial, comercial e empresarial segue aquecido, impulsionado pela chegada de novos loteamentos e expansões industriais.

Somente em 2025, cinco loteamentos já foram aprovados ou estão em fase final de aprovação pela Secretaria de Obras e Planejamento e pelo Graprohab, enquanto outros 14 projetos continuam em análise na Comissão de Parcelamento do Solo da Prefeitura.

Segundo o município, os processos de aprovação de loteamentos e licenciamento de construções seguem rito prioritário, garantindo agilidade aos investidores e estimulando novos aportes financeiros.

Para o secretário de Obras e Planejamento, Eng. Mateus Moraes, os números confirmam o comprometimento da gestão com a atração de investimentos. "É importante que nossa secretaria esteja sempre lado a lado com os investidores para o crescimento do município", afirmou.

A diretora de Planejamento, Luciana Yui, reforça que a modernização da legislação urbanística tem dado segurança técnica e jurídica aos empreendedores. "Hoje, oferecemos modalidades atualizadas de parcelamento do solo e edificação, atendendo às necessidades do município e da região", destacou.

Novos loteamentos

Pindamonhangaba passa por uma grande transformação e 2026 deve ampliar ainda mais esse crescimento. Confira os principais investimentos em andamento:

Estrada do Atanázio - Distrito de Moreira César

A região receberá dois grandes empreendimentos:
Loteamento Roccafranca - 391 lotes de uso misto (175 m²), em área de mais de 166 mil m².
Loteamento Empresarial VTO - 186 lotes de 500 a 6.500 m², em área total de 261 mil m², com acesso controlado.

Bairro Boa Vista

Dois grandes projetos devem impulsionar a região:
Quinta da Boa Vista - loteamento residencial de acesso controlado com 277 lotes (200 a 375 m²).
Novo edifício - empreendimento com 300 apartamentos, dividido em dois blocos, na antiga área da Coca-Cola.

Edifício Sagrados Corações

Localizado em frente à sede da Polícia Militar, terá 160 unidades distribuídas em dois blocos, reforçando a expansão da verticalização no município.

Fazenda Santa Isabel

Na Estrada José Benedito Marcondes Vieira (Pinda-Lagoinha), será lançado um loteamento com 232 lotes residenciais de 500 m², totalizando 136 mil m².

Outros condomínios verticais aprovados

Cidade Jardim - L2Agrotec - 20 unidades
Socorro - Luiz Marcos da Silva - 96 unidades
Campo Alegre - Incorporadora França / SKF - 34 unidades
Galega - Roma Edificações - 16 unidades
Bosque - Planun Construtora - 32 unidades
Alto Tabaú - Monet Empreendimentos - 36 unidades

Projetos em análise incluem empreendimentos no Feital (Enza Construções), Parque das Nações (Planun) e região Leste (GER Empreendimentos).

Expansão industrial

O setor industrial também está em ascensão, com aprovações de novos empreendimentos e ampliações de empresas instaladas.
Segundo o secretário Mateus Moraes, esses projetos são analisados com celeridade por terem relação direta com geração de empregos, renda e dinamização do setor da construção civil.

O destaque do ano é a implantação da Hitachi Energy, com 47 mil m² de área construída às margens da Via Dutra, em Moreira César.
Outra expansão relevante é a da Total Energies, no Distrito Industrial Dutra, com mais de 5 mil m² de nova área construída.

Para o prefeito Ricardo Piorino, Pindamonhangaba vive um momento decisivo. "Estamos superando as expectativas na atração de novos projetos ? industriais, comerciais e imobiliários. Mantendo esse ritmo, seremos uma das cidades que mais crescem no Brasil", afirmou.