Pindamonhangaba recebe o II Encontro de Saberes Brincantes neste fim de semana no Palacete 10 de Julho

Com o tema "Siga o Mestre!", evento gratuito promove oficinas, cortejos, apresentações, rodas de conversa e vivências culturais nos dias 24 e 25 de maio


Neste final de semana, a cidade de Pindamonhangaba será palco do 'II Encontro de Saberes Brincantes', que acontece nos dias 24 e 25 de maio, no Palacete 10 de Julho. Promovido pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento é organizado pela Severina Cia de Teatro, através de um edital de linguagens artísticas.

Com o tema "Siga o Mestre!", a edição de 2025 propõe uma imersão nas tradições, brincadeiras e expressões da cultura popular, que atravessam gerações em Pindamonhangaba e em todo o Vale do Paraíba. A programação é gratuita e acontece das 8h às 17h, com atividades para todas as idades, como cortejos, oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa e espaços de brincar.

O evento valoriza mestres e mestras da cultura tradicional, promovendo o intercâmbio entre artistas, coletivos culturais e a comunidade, além de fortalecer as raízes identitárias e culturais da cidade.

Todos os espaços contam com acessibilidade arquitetônica ? incluindo rampas, elevador e banheiros adaptados ? além de intérpretes de Libras e linguagem acessível, garantindo a participação plena de pessoas com deficiência. A equipe do evento foi sensibilizada para práticas inclusivas, incorporando a acessibilidade como elemento essencial da experiência cultural.

A programação completa do evento poderá ser encontrada no site e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Entre os destaques da programação estão: Cortejo de Abertura no sábado (24), às 8h, com concentração na Praça da Cascata; Oficina de Perna de Pau com o Palhaço Ximbica; Roda de Memórias com representantes de grupos tradicionais como Congada, Moçambique e Folia de Reis; Show "Na Palma da Mão" com o Grupo Ziriguidum; Vivência de Moçambique com o Mestre Paizinho; além de oficinas livres, instalação artística e diversas intervenções culturais.