Pindamonhangaba recebe projeto que une teatro e reciclagem com atividades gratuitas na Praça do Araretama

Atividades acontecem nos dias 16 e 17 de maio.


A cidade de Pindamonhangaba será a primeira parada do projeto "Caixola Recicla", do Grupo Teatro a Bordo, que une arte e sustentabilidade em uma programação gratuita na Praça do Araretama nos dias 16 e 17 de maio. A iniciativa vai passar por cerca de 20 cidades do Estado de São Paulo e é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e da NTS, Nova Transportadora do Sudeste.
 
 
Na sexta-feira (16), o grupo promove o "Cortejo de Chegança", que começa pelas escolas da rede municipal e segue, às 17h, para as ruas do bairro com apresentações interativas e participação de artistas locais. Também está prevista uma oficina de criação de bonecos chamada "Bonecos Brincantes", com local e horário ainda a serem divulgados.
 
No sábado (17), a partir das 16h, serão apresentados dois espetáculos teatrais com classificação livre. O primeiro deles é o inédito Caixola Recicla, que mostra uma trupe impedida de apresentar sua peça por causa de um palco tomado por lixo. A partir daí, os personagens transformam os resíduos em instrumentos, bonecos e cenários, despertando a reflexão sobre o consumo e o reaproveitamento de materiais. O elenco conta com Cida Cunha, Dani Rosa, Diego Andrade, Zero Beto e Renato Antônio.
 
Na sequência, às 19h30, será encenado Caixola de Histórias, que percorre lendas e tradições das cinco regiões do Brasil com uma caixa mágica que guarda contos e memórias. A peça é dirigida por Edivaldo Costa e tem no elenco Cida Cunha, Douglas Zanovelli, Dani Rosa e Diego Andrade.
 
Além das apresentações, haverá participação de grupos locais e exibição de curtas-metragens na programação de sábado. Segundo Douglas Zanovelli, ator e produtor, "unir arte e sustentabilidade neste projeto pode ser um bom caminho para a conscientização coletiva".
 
O projeto conta com palco montado em um contêiner reciclado e adaptado, com abastecimento de energia solar. A comunidade também poderá colaborar com a coleta de materiais recicláveis que serão usados nas oficinas e espetáculos.
 
Depois de Pindamonhangaba, o "Caixola Recicla" segue para cidades como Mauá, Mogi das Cruzes, Jacareí, Guaratinguetá, Caçapava, entre outras. Ao longo de 17 anos, o Teatro a Bordo já visitou mais de 500 municípios e impactou diretamente mais de 700 mil pessoas com sua proposta de levar arte e cultura de forma acessível e sustentável.