Pindamonhangaba registrou 35 mm de chuva em uma hora, na tarde de ontem (9)

O volume total de chuva foi de 41 mm, superando o acumulado de todo o restante do mês de janeiro, que até então somava 40 mm.


Pindamonhangaba enfrentou, na tarde de quinta-feira (9), o maior volume de chuva do ano em apenas uma hora. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 35 milímetros de precipitação no curto intervalo, suficiente para causar pequenos alagamentos em pontos do bairro São Benedito, próximo à Avenida Albuquerque Lins, além de algumas ruas do centro e do bairro Santana.

Apesar do grande volume de água, o córrego do Campos Maia, que chegou a ter seu nível elevado, não transbordou.

No acumulado das 24 horas entre as 7h do dia 8 e as 6h59 do dia 9, o volume total de chuva foi de 41 mm, superando o acumulado de todo o restante do mês de janeiro, que até então somava 40 mm. Antes disso, o maior índice havia sido registrado no dia 6, com 24 mm, mas de forma mais distribuída ao longo da tarde.

De acordo com Michel Cassiano, diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, a intensidade da chuva em curto espaço de tempo foi o principal fator para os transtornos. "A quantidade de água dificultou o escoamento nas galerias, mas, poucos minutos após a chuva, os pontos voltaram ao normal, já que a rede conseguiu dar vazão", explicou.

Cassiano também destacou que eventos como o de quinta-feira tendem a ser mais frequentes durante o verão. "Em dezembro tivemos dois grandes episódios de chuva, e janeiro e fevereiro devem seguir o mesmo padrão. Estamos monitorando todos os pontos da cidade para atuar rapidamente, se necessário."

Ele acrescentou que, por se tratar de uma chuva com baixa incidência de ventos, não houve registro de queda de árvores, e a Defesa Civil permaneceu de prontidão para possíveis emergências.

A população que precisar de ajuda pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.