Plano SP: Estado terá nova flexibilização a partir de 1º de junho

O funcionamento dos comércios será permitido até 22h, e a ocupação dos estabelecimentos passa para até 60%


Nesta quarta-feira (19), o governo de São Paulo anunciou que o estado terá uma nova flexibilização da quarentena, a partir do dia 1º de junho.

O estado está desde 18 de abril, na chamada "fase de transição" do Plano São Paulo. Na próxima segunda-feira (24), na fase de transição, a capacidade dos estabelecimentos será ampliada para 40%.

Com a nova flexibilização em 1º de junho, o horário de funcionamento do comércio passa a ser até 22h, e a capacidade de ocupação dos estabelecimentos passa para até 60%.

Fase de transição e novas regrasFase de transição e novas regras (Foto : Reprodução Governo de SP)

Segundo o Governo de São Paulo, a ampliação do horário de funcionamento até 22h, a partir de 1º de junho, valerá para todos os setores comerciais, atividades religiosas, serviços em geral, restaurantes, salões de beleza, atividades culturais, eventos sociais culturais e academias.

"Nós estamos agora mantendo esse modelo de atividades com o toque de recolher das 21h às 5h da manhã, com uma expansão da ocupação para 40%. Foi o pedido de muitos estabelecimentos comerciais pra que possam continuar funcionando", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen.

A secretária também anunciou a ampliação da testagem rápida para covid-19, por meio de antígenos, que avalia se a pessoa já teve contato com a Covid-19, essa testagem tem como objetivo, a realização de "eventos piloto" no estado.

"A partir da semana que vem, teremos essa estratégia de testagens rápidas, junto com eventos piloto, pra que esses testes sejam realizados e a população que participe desses eventos seja monitorada nas duas semanas seguintes", afirma Patrícia Ellen.