Prefeitura de Pindamonhangaba inicia acolhimento emergencial de inverno para pessoas em situação de rua

Abrigo temporário oferece estrutura completa para pernoite e proteção durante o frio, com espaço também para os animais de estimação


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, inicia nesta segunda-feira (02) o acolhimento emergencial de inverno para pessoas em situação de rua.

O abrigo emergencial está localizado na rua Caraguatatuba, Nº 13, no bairro Alto Cardoso, no antigo prédio da Merenda. O local conta com 12 vagas para abrigar homens em situação de rua, podendo aumentar a capacidade se houver necessidade. A cidade já possui também a Casa de Passagem, com capacidade para 25 pessoas.

O abrigo emergencial é uma ação específica da Secretaria de Assistência Social, voltada para homens em situação de rua que rejeitaram outras formas de auxílio, como Casa de Passagem, programas assistenciais ou encaminhamento ao SOS.

"É um serviço extra, feito de forma emergencial durante o período mais crítico do inverno, e visa dar amparo para aqueles que negam apoio em outras frentes já disponíveis", explicou a secretária Andrea Barreto. "O serviço será ofertado à população masculina em situação de rua, já as mulheres serão encaminhadas ao SOS, conforme o procedimento já conhecido", completou.

A diretora de Proteção Social Especial, Patrícia Garcez de Oliveira, detalhou que "cada pessoa irá tomar banho, receberá pijama, jantar, dormirá em camas confortáveis com cobertores e ainda terá direito a um café da manhã no dia seguinte". Ela também destacou que o abrigo possui espaço para acolher os animais de estimação, especialmente os cães das pessoas em situação de rua.

Para garantir a segurança do local e dos abrigados, o abrigo contará com controladores de acesso, o que reforça a prioridade da Secretaria em garantir um espaço protegido e humanizado.

Como é o direcionamento

A secretária Andrea Barreto informou que a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) já está realizando abordagens noturnas, oferecendo este novo serviço às pessoas em situação de rua.

"O objetivo é retirá-los das ruas durante a noite, oferecendo uma opção segura, com alimentação adequada, banho, abrigo e acolhimento", enfatizou.

O horário de entrada no abrigo é das 19h às 20h, com saída às 7h. O serviço emergencial funcionará durante todo o inverno, com previsão de encerramento na primeira quinzena de agosto.