Projeto da UNITAU leva cães terapeutas para acolher pacientes no Hospital Regional de Caraguatatuba

O projeto tem como objetivo promover o bem-estar emocional e a saúde mental de pacientes e profissionais por meio do contato com os animais.


Alunos do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) deram início ao projeto de extensão "Patas que Acolhem", uma iniciativa que leva cães treinados para visitas terapêuticas aos pacientes internados no Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba. A primeira ação ocorreu no dia 24 de abril e contou com a presença do golden retriever Scooby, que visitou dois pacientes e profissionais da unidade de saúde.
 
 
O projeto tem como objetivo promover o bem-estar emocional e a saúde mental de pacientes e profissionais por meio do contato com os animais, ampliando o cuidado hospitalar para além dos tratamentos convencionais. A atividade é realizada todas as quintas-feiras, em parceria com o núcleo psicossocial do hospital.
 
A proposta surgiu dentro da Liga de Humanidade e Saúde da universidade, idealizada no início da graduação pela aluna do 6º semestre Rauany Forte Rodrigues dos Santos. "A gente sempre teve essa vontade porque traz conforto na assistência, além dos medicamentos e diagnósticos", explica Rauany, que também destacou o apoio da psicóloga do hospital e da professora Juliana Guimarães dos Santos, que assumiu a coordenação do projeto.
 
A estreia do "Patas que Acolhem" foi possível graças ao estudante Thiago Villela Podadera Costa, também do 6º semestre, que articulou a participação de Scooby com seus tutores, vizinhos dele. A visita foi feita a dois pacientes que manifestaram interesse pela terapia assistida com cães: Melissa e Marcos.
 
"O ambiente hospitalar se encheu de vida, carinho e felicidade. É uma forma de os pacientes encontrarem força por meio dos animais", relatou Thiago, que contou que a equipe já prepara a inclusão de outros cães voluntários no projeto.
 
A coordenadora psicossocial do hospital, Eliana Galano, afirma que os benefícios vão além do acolhimento emocional. "O contato com o animal reduz ansiedade, melhora o humor e pode contribuir com a recuperação. Também ajuda os profissionais, aliviando a rotina e reforçando o espírito de equipe", pontua.
 
As visitas são planejadas com antecedência e ocorrem com cães adestrados, acompanhados por seus tutores. A cada semana, um novo "cãolaborador" é escalado para proporcionar novas experiências aos pacientes.
 
Vestibular de Medicina UNITAU
 
As inscrições para o Vestibular de Inverno do curso de Medicina da UNITAU estão abertas. São 180 vagas distribuídas entre os campi de Taubaté, Caraguatatuba e o novo campus em Cruzeiro. A seleção pode ser feita por prova presencial ou com uso da nota do ENEM. Informações: unitau.br/medicina.