São Bento conquista 3º lugar no ranking "Cidadania no Campo"

São Bento do Sapucaí conquistou o 3º lugar no ranking de Desenvolvimento Rural Sustentável Paulista entre as 400 cidades credenciadas


O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, divulgou nesta semana que São Bento do Sapucaí ficou em 3º lugar no ranking de Desenvolvimento Rural Sustentável Paulista do Ciclo Desenvolvimento Rural Sustentável 2019-2020 do Programa "Cidadania no Campo - Município Agro", a melhor colocada em todo o Vale do Paraíba e Litoral, que aponta os municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas.

No total, 400 municípios credenciados no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento foram avaliados. São Bento foi classificada com total de 77,50 pontos.

Criado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Programa Cidadania no Campo tem como objetivo estimular as prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista.

Para realizar as análises, foram consideradas a qualidade da gestão municipal e sua capacidade de atender bem o cidadão do campo, independente do tamanho dos municípios em termos de habitantes ou orçamento. "Entendemos que premiar os municípios mais envolvidos na promoção do desenvolvimento rural sustentável estimula os demais a replicar as boas práticas em favor do cidadão do campo, o que impacta diretamente na produção", ressalta o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento Gustavo Junqueira.
.
As quinze primeiras colocadas foram as cidades Sud Menucci, Alvinlândia, São Bento do Sapucaí, São Francisco, Capão Bonito, Jundiaí, Itapetininga, Guararema, Piedade e Atibaia, Santa Rosa do Viterbo, Dois Córregos, Itatiba, Araçatuba e Jales.