São Sebastião já coletou quase uma tonelada de lixo eletrônico em 2024 com programa de descarte sustentável

Iniciativa promove inclusão digital e reforça compromisso ambiental com pontos de coleta em vários bairros e instituições


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, segue na coleta e destinação correta de lixo eletrônico no município. De janeiro até o início de maio deste ano, foram coletados 890 quilos de resíduos eletrônicos, que serão descartados de forma adequada, contribuindo para a preservação ambiental e a conscientização da população.

O programa E-Lixo tem o objetivo de dar um destino sustentável a equipamentos eletrônicos descartados, além de promover a inclusão digital por meio da recuperação e doação de computadores para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Prefeitura reforça a importância do descarte consciente e orienta os munícipes sobre os locais de coleta de lixo eletrônico. Pequenos volumes podem ser entregues diretamente na Semam. Já para grandes quantidades, é possível agendar a retirada pelo telefone (12) 3892-2797 ou pelo e-mail socioambiental.semam@saosebastiao.sp.gov.br.

A iniciativa reforça o compromisso de São Sebastião com a sustentabilidade e a educação ambiental, incentivando a destinação correta dos resíduos eletrônicos e reduzindo os impactos ao meio ambiente.

Além da Semam, algumas instituições parceiras também recebem lixo eletrônico, como:

  • Kaaysá Art Residency (Estrada do Cascalho, 1.670 - Boiçucanga)

  • Maresiastur (Avenida Dr. Francisco Loup, 500 - Maresias)

  • Amo Paúba (Rua Maria Moreira do Espírito Santo, 116 - Praia do Paúba)

  • Sociedade Amigos de Toque-Toque Pequeno - Sapeque (Rua Doutor Yojiro Takaoka, 1.236 - Toque-Toque Pequeno)

Para pilhas e baterias, o município conta com mais de 30 pontos de coleta espalhados por escolas, postos de saúde, regionais e comércios.