São Sebastião promove operação de orientação sobre avistamento responsável de baleias e realizará oficina gratuita

Ação tem como foco o turismo sustentável, a preservação da fauna marinha e a capacitação de operadores náuticos para observação consciente dos cetáceos


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Defesa Civil de São Sebastião, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, realizou no último fim de semana uma operação de orientação e conscientização sobre as regras de avistamento responsável de cetáceos, aproveitando a grande movimentação de embarcações e motos aquáticas no Canal de São Sebastião. As ações educativas e de orientação continuarão durante toda a temporada, com o objetivo de garantir que as atividades de avistamento ocorram de forma segura e responsável.

Durante as abordagens, foram distribuídos folhetos educativos contendo as normas de observação, com instruções sobre como agir ao avistar uma baleia, explicando a maneira correta e responsável de apreciar esses animais. A Prefeitura de São Sebastião reforça seu compromisso com o turismo sustentável e destaca a importância de seguir as normas de avistamento para garantir a preservação da fauna marinha e a continuidade da presença desses animais nas águas da região.

Vale ressaltar que quem desrespeitar as regras estabelecidas pelo Ibama pode ser autuado em até R$ 2,5 mil, conforme a Lei Federal nº 7.643/88 e as Portarias Ibama nº 117/1996 e nº 24/2002.

Oficina de Boas Práticas

No dia 4 de junho, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Marinha do Brasil, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia À Vista, realizará a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos. Esta iniciativa visa capacitar gratuitamente agências, operadores de turismo e marinas que atuam no segmento náutico da região, promovendo esse novo produto turístico de forma responsável.

A oficina ocorrerá a partir das 18h, no Parador Maresias, localizado no bairro Maresias, e abordará temas fundamentais para a preservação e o turismo responsável com cetáceos. Serão apresentados os procedimentos adequados durante os avistamentos e as normas de avistagem previstas na Lei Federal 7.643/1987 e nas Portarias do IBAMA 117/1996 e 24/2002.

As inscrições são individuais e devem ser feitas até às 18h do dia 3 de junho, pelo link:
https://bit.ly/avistamentosdebaleias2025.

Confira as principais normas de avistamento responsável:

  • Reduza a velocidade e pare a pelo menos 100 metros da baleia, mantendo o motor em neutro (desengatado) ? não desligue o motor.

  • Aproxime-se lateralmente, nunca pela frente ou perseguindo o animal.

  • No máximo dois barcos podem permanecer a 100 metros da baleia. Demais embarcações devem ficar a 300 metros de distância.

  • Nunca bloqueie o caminho da baleia. Se ela se aproximar, mantenha sua posição sem engatar o motor.

  • Ao se afastar, engate o motor somente se souber exatamente onde a baleia está e saia lentamente na direção oposta.

  • Observe a mesma baleia ou grupo por no máximo 30 minutos, para permitir que outras embarcações também possam observar.

  • Sempre posicione sua embarcação do lado da praia ou da costa, garantindo que a baleia tenha rota livre para o mar aberto.

  • Nunca empurre as baleias para a costa, evitando riscos como encalhe ou acidentes com redes.

  • Não é permitido mergulhar com cetáceos no Brasil ? a observação deve ser feita a bordo da embarcação.

  • Mantenha o mar limpo ? não jogue lixo ou qualquer objeto na água.

  • O uso de drones leves é permitido, mas sem se aproximar excessivamente dos animais.

As normas completas de avistagem estão disponíveis no site:
www.projetobaleiaavista.com.br