São Sebastião promove operação de orientação sobre avistamento responsável de baleias e realizará oficina gratuita
Ação tem como foco o turismo sustentável, a preservação da fauna marinha e a capacitação de operadores náuticos para observação consciente dos cetáceos
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Defesa Civil de São Sebastião, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, realizou no último fim de semana uma operação de orientação e conscientização sobre as regras de avistamento responsável de cetáceos, aproveitando a grande movimentação de embarcações e motos aquáticas no Canal de São Sebastião. As ações educativas e de orientação continuarão durante toda a temporada, com o objetivo de garantir que as atividades de avistamento ocorram de forma segura e responsável.
Durante as abordagens, foram distribuídos folhetos educativos contendo as normas de observação, com instruções sobre como agir ao avistar uma baleia, explicando a maneira correta e responsável de apreciar esses animais. A Prefeitura de São Sebastião reforça seu compromisso com o turismo sustentável e destaca a importância de seguir as normas de avistamento para garantir a preservação da fauna marinha e a continuidade da presença desses animais nas águas da região.
Vale ressaltar que quem desrespeitar as regras estabelecidas pelo Ibama pode ser autuado em até R$ 2,5 mil, conforme a Lei Federal nº 7.643/88 e as Portarias Ibama nº 117/1996 e nº 24/2002.
Oficina de Boas Práticas
No dia 4 de junho, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Marinha do Brasil, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia À Vista, realizará a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos. Esta iniciativa visa capacitar gratuitamente agências, operadores de turismo e marinas que atuam no segmento náutico da região, promovendo esse novo produto turístico de forma responsável.
A oficina ocorrerá a partir das 18h, no Parador Maresias, localizado no bairro Maresias, e abordará temas fundamentais para a preservação e o turismo responsável com cetáceos. Serão apresentados os procedimentos adequados durante os avistamentos e as normas de avistagem previstas na Lei Federal 7.643/1987 e nas Portarias do IBAMA 117/1996 e 24/2002.