Mais de 1,2 milhão de pessoas foram atendidas em todo o Brasil durante a Semana S, realizada de 11 a 17 de maio. A mobilização nacional foi promovida pelo Sistema Comércio, que reúne CNC, Sesc, Senac, federações estaduais e sindicatos empresariais e destacou ações gratuitas nas áreas de educação, inovação, cidadania e inclusão social.
A programação contou com mais de 250 mil inscritos no site do evento, entre empresários, comerciários, profissionais da imprensa e o público em geral. Foram oferecidos gratuitamente 42.550 serviços, como cursos rápidos, oficinas, consultorias, ações de estímulo ao empreendedorismo e à inovação, além de atividades culturais e de lazer.
O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destacou a importância da mobilização:
"A Semana S representa mais do que uma série de atividades: simboliza a essência do compromisso do Sistema Comércio com o desenvolvimento social e econômico do Brasil."
O Senac teve atuação de destaque, com mais de 251 mil atendimentos realizados em todo o país. A instituição mobilizou sua estrutura ? presente em mais de 2.100 municípios com centros de educação profissional, polos de ensino a distância, carretas-escola e até uma balsa-escola para oferecer oficinas, experiências tecnológicas e ações voltadas à empregabilidade. Tudo isso com apoio de mais de 36 mil colaboradores.
Além do Senac, o Sesc também teve papel importante na mobilização, com mais de 1 milhão de atendimentos e arrecadação de 121,8 toneladas de alimentos não perecíveis por meio do programa Sesc Mesa Brasil, que combate a fome e o desperdício.
Dia S entra para o calendário de diversas cidades
Como parte das comemorações, o dia 16 de maio foi oficializado como o "Dia do Sistema Comércio", o Dia S, em cerca de 30 cidades e estados, além do Distrito Federal. A proposta está em tramitação em outros 15 locais e também no Congresso Nacional, onde um projeto de lei busca estabelecer a data oficialmente em todo o país.
Evento também celebrou os 80 anos da CNC
A edição deste ano marcou o início das comemorações pelos 80 anos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reforçando o papel do Sistema Comércio na formação profissional, na oferta de cultura e lazer e na melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros.
Além de fortalecer o relacionamento com empresários e autoridades, a Semana S contou com a participação de 580 lideranças políticas, entre prefeitos, governadores e parlamentares.
Outro destaque da edição foi o compromisso com a sustentabilidade: diversos eventos receberam o selo "Carbono Neutro", com ações de compensação ambiental como plantio de árvores e aquisição de créditos de carbono.