Sensitive Experience promove balada inclusiva com mochilas vibratórias e Libras em São Sebastião

Evento gratuito será realizado neste sábado (13) e promete proporcionar uma experiência única para surdos e pessoas com deficiência auditiva.


Música, interpretação em Libras e muita vibração. Estes são os atrativos que compõem o Sensitive Experience, que tem o objetivo de proporcionar uma experiência sensitiva aos surdos e pessoas com deficiência auditiva. O evento será realizado neste sábado (13/9), na Escola Estadual Maísa Theodoro da Silva, das 9h às 12h, no Centro, em São Sebastião.

O evento contará com as mochilas vibratórias usadas no Rock in Rio, por meio do Projeto Vibrando com a Música. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de São Sebastião e faz parte da celebração do Setembro Azul no município, em parceria com o projeto responsável pelas mochilas, as mesmas utilizadas no show do Coldplay no Rock in Rio.

A festa Sensitive Experience foi idealizada pela jornalista e intérprete de Libras Talita Fernanda, atual CGPAC de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias da Escola Estadual Maísa Theodoro da Silva. A data foi escolhida pela proximidade com o Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro, e promete mostrar que a música eletrônica pode ser curtida por todos. O evento contará ainda com a presença do DJ Gee, um dos apresentadores da Rádio Morada, de São Sebastião.

A equipe do Sensitive Experience é formada por DJs e pela intérprete de Libras Talita Fernanda. A primeira edição do evento aconteceu em 2020, na Igreja Bola de Neve de Caraguatatuba, com apoio do pastor Arthur Brulher. Já a segunda edição, em 2021, ocorreu no Teatro Mario Covas de Caraguatatuba.

Neste ano, a balada inclusiva conta, pela primeira vez, com mochilas vibratórias e com a participação da equipe de professores da escola Maísa. Para Talita, essa é uma oportunidade única de aproveitar o Setembro Azul e ampliar as chances de socialização dos surdos. "A música não costuma ser parte da cultura dos surdos. Mas será que este não é só mais um preconceito da nossa parte? Em 2020, em plena pandemia, o pastor Arthur acreditou na importância deste evento e foi alucinante. Tivemos a presença de surdos das quatro cidades do Litoral Norte e eles dançaram e curtiram muito. Agora, só tenho a agradecer à diretora da escola Maísa, Hellen Ginhoux, por apoiar a iniciativa e dar suporte à terceira edição do Sensitive Experience, que promete ser mágica", afirma Talita Fernanda.

Talita Fernanda é jornalista desde 2007, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e atua como intérprete de Libras20 anos. Especializada em Mídia e Deficiência pela mesma instituição, sempre dedicou sua carreira à inclusão de pessoas com deficiência por meio da mídia.

Em 2018, Talita foi a única brasileira convidada para ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a surdos do mundo inteiro na Gallaudet University, a única universidade exclusiva para surdos do mundo, localizada em Washington (EUA). A profissional também foi intérprete técnica responsável pela criação de leis que obrigam a presença de intérpretes de Libras em eventos oficiais nas cidades de Caraguatatuba (SP), São Sebastião (SP) e Leopoldina (MG).

O Setembro Azul é o mês da visibilidade da comunidade surda brasileira, marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e para celebrar as conquistas da comunidade ao longo dos anos.