Suzano fortalece empreendedorismo feminino com iniciativas de capacitação, renda e inclusão produtiva no Vale do Paraíba

Projetos apoiados pela empresa impulsionam autonomia de mulheres, ampliam oportunidades e contribuem para o desenvolvimento sustentável nas comunidades.


O fortalecimento do empreendedorismo feminino tem se consolidado como uma estratégia essencial para ampliar renda, promover inclusão e estimular o desenvolvimento sustentável. Atenta a esse potencial transformador, a Suzano maior produtora mundial de celulose e referência em bioprodutos derivados do eucalipto vem ampliando sua atuação social nas regiões onde está presente, apoiando iniciativas que incentivam a participação de mulheres na geração de renda e na gestão de seus próprios negócios.

Por meio de parcerias com organizações locais, prefeituras e instituições, a empresa apoia ações que promovem capacitação, autonomia econômica e inclusão produtiva para mulheres em diversas cidades do interior paulista. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Suzano com sua meta de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030, além de evidenciar a importância do relacionamento com comunidades e do fortalecimento do território.

De acordo com o Relatório Técnico de Empreendedorismo Feminino 2024, do Sebrae, as mulheres já representam 34% dos empreendedores do Brasil mais de 10,3 milhões de brasileiras à frente de seus negócios. Esse número tende a crescer: segundo o Monitor Global de Empreendedorismo 2023, 54,6% dos brasileiros que planejam empreender até 2026 são mulheres. Nesse cenário, iniciativas como as apoiadas pela Suzano são fundamentais para a ampliação da autonomia feminina.

Para Joana Mamedes, coordenadora de Relacionamento Social da Suzano, o avanço do empreendedorismo feminino reforça a importância de oportunidades reais de transformação social. "Apoiamos mulheres empreendedoras porque acreditamos que a educação empreendedora é essencial para impulsionar autonomia, renda e desenvolvimento comunitário. Só é bom para nós se for bom para o mundo", destaca.

Iniciativas que transformam realidades

A Suzano tem fortalecido o empreendedorismo feminino por meio de projetos que unem formação técnica, geração de renda e valorização cultural. Entre as iniciativas destacadas está o Projeto Cerâmica Vargem do Tanque, desenvolvido em parceria com o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC), que incentiva a produção artesanal em argila na cidade de Cunha (SP). O projeto oferece capacitação técnica e empreendedora para jovens e adultos, beneficiando 70 pessoas, sendo 23 participantes diretas, a maioria mulheres.

A ceramista Bruna Letícia de Souza Vieira, participante desde 2017, fala sobre o impacto da iniciativa. "O projeto foi transformador para mim. Ele me ajudou no desenvolvimento pessoal e abriu uma oportunidade de ajudar na renda familiar. Hoje, é um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento muitas mulheres conquistaram sua própria renda e autonomia", relata.

Outra história inspiradora é a da apicultora Vanilda Luciene de Faria Santos, participante do Programa de Apicultura da Suzano desde 2011. Moradora de Redenção da Serra (SP), ela integra a Cadeia Produtiva Local (CPL) do Mel do Vale do Paraíba e transformou a apicultura em um negócio familiar. "Com o apoio do programa, aprendemos a agregar valor ao produto. Assim nasceu nosso mel cremoso, que se tornou nosso diferencial. Hoje temos estabilidade, conhecimento e propósito", afirma.

Atualmente, a família vive exclusivamente da apicultura, produzindo nas fazendas da Suzano e comercializando os produtos no Espaço Sustentabilidade, iniciativa da empresa que oferece vitrine para artesãos e empreendedores locais na unidade de Jacareí e em eventos corporativos.

Para Vanilda, o impacto vai além da renda. "A parceria nos mostrou o valor de olhar para o outro. As 'cestinhas' onde embalamos nosso mel, por exemplo, são feitas por uma mulher da zona rural, mãe de três crianças, que encontrou nessa parceria o sustento da família. Empreender e ainda fortalecer outras mulheres ao redor é o que mais nos inspira", conclui.