Na madrugada de quinta-feira (1º/5), os pescadores da região puderam retornar ao mar, marcando o início da temporada de pesca do camarão após três meses de defeso. Para garantir suporte à comunidade pesqueira, a Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião atua com a fábrica de gelo municipal, localizada no Bairro de São Francisco, e com o serviço de caminhão frigorífico que atende as colônias locais.
A fábrica opera fornecendo gelo subsidiado aos pescadores artesanais, ao valor de R$ 7,15 por caixa de 20 quilos, conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 8887/2023. Já o caminhão frigorífico garante o transporte adequado do pescado, reforçando a logística da atividade em toda a cidade.
As entidades Colônia de Pescadores Z-14 e Associação de Pescadores de Boiçucanga (APB) são responsáveis por prestar contas dos atendimentos ao Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento, enquanto a gestão da fábrica de gelo é monitorada pelo Conselho Municipal para o Desenvolvimento da Pesca, Agricultura e Abastecimento (CMDPAA).
A Secretaria de Meio Ambiente reforça seu compromisso com a pesca artesanal e deseja uma safra produtiva a toda a comunidade pesqueira. A fábrica de gelo está localizada na Rua Martins do Val, 220, no Bairro de São Francisco.