A Prefeitura de Taubaté divulgou como será o funcionamento dos serviços públicos municipais durante o feriado de Corpus Christi e o ponto facultativo. Alguns setores terão atendimento suspenso, enquanto serviços essenciais seguirão operando normalmente.
O atendimento nos setores administrativos da Prefeitura e demais unidades administrativas ficará suspenso na quinta-feira (4) e na sexta-feira (5), com retorno das atividades na segunda-feira (8).
A coleta de lixo domiciliar será realizada normalmente em todos os bairros atendidos pelo serviço, sem alterações durante o feriado prolongado.
Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) terão horários diferenciados. As unidades dos bairros Parque Três Marias I, Imaculada, Centro, Santa Tereza, Cecap, Parque Aeroporto, Jardim Santa Helena, Jardim Mourisco, Parque São Luiz e Parque Urupês funcionarão na quinta-feira das 7h às 12h, na sexta-feira das 7h às 17h, no sábado das 8h às 12h e permanecerão fechadas no domingo. Já os PEVs Parque Três Marias II, Portal da Mantiqueira, Piratininga e Jaraguá funcionarão normalmente das 7h às 19h todos os dias.
O Mercado Municipal abrirá na quinta-feira das 6h às 13h. Nos demais dias, o funcionamento será mantido em horário normal. O Mercatau também seguirá com suas atividades, incluindo as feiras de atacado e varejo e o Feirão do Automóvel.
Os parques municipais permanecerão abertos durante todo o feriado, respeitando os horários específicos de cada unidade. O Horto Municipal funcionará das 7h às 17h, o Jardim das Nações e o Parque Sedes das 7h às 22h, enquanto os parques Monteiro Lobato e Quiririm abrirão das 7h às 18h.
Os cemitérios municipais do Belém e Quiririm funcionarão normalmente das 7h às 12h e das 14h às 17h. Já a funerária municipal seguirá com atendimento 24 horas.
Na área de segurança pública, a Guarda Civil Municipal continuará atendendo pelo telefone 153, a Defesa Civil pelo 199 e os agentes de trânsito pelo 156.
O Hospital Veterinário Público terá atendimento suspenso apenas na quinta-feira, retomando os serviços normalmente na sexta-feira.
Na área cultural, os museus municipais estarão abertos entre os dias 4 e 7 de junho. O Museu Histórico, Mistau e o Museu da Imigração Italiana e da Agricultura de Quiririm receberão visitantes das 11h às 16h. Já o Museu Pedagógico Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, funcionará das 10h às 16h30, com apresentações da Turma do Sítio às 15h e às 16h. Na segunda-feira, todos os museus estarão fechados.
Os serviços de assistência social terão funcionamento reduzido. O atendimento especializado em abordagem social seguirá 24 horas por dia pelo Programa Rumo. Já CRAS, CREAS, Centros de Convivência do Idoso, Centro Dia do Idoso, Centro Dia para Pessoa com Deficiência e Cadastro Único permanecerão fechados na quinta e sexta-feira. O Conselho Tutelar atenderá em regime de plantão.
Na área da saúde, permanecerão em funcionamento as unidades de urgência e emergência, incluindo o Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), as UPAs, o Pronto-Socorro Infantil, o Pronto-Socorro Municipal e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO).