Baleia-de-bryde é encontrada morta no canal entre São Sebastião e Ilhabela

A carcaça foi enterrada na Praia Grande e futuramente, a ossada será montada para exposição em local público


Na última quinta-feira (1), uma baleia-de-bryde foi encontrada morta na travessia das balsas, no canal entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta foi acionada, se dirigiu ao local e encontrou o animal há aproximadamente uma milha da região conhecida como "Ponta das Canas", de Ilhabela.

Devido à forte correnteza, os técnicos optaram por ancorar o animal no local para definição da destinação, em condições melhores de mar e tempo.

Com a parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e com apoio das Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Turismo (SETUR), a carcaça foi rebocada nesta sexta-feira (2) para um encalhe controlado na Praia Grande de São Sebastião (Balneário dos Trabalhadores).

No local, os veterinários realizaram os exames necessários e o animal foi enterrado, de forma a preservar sua ossada para futuramente ser montada e exposta em local público.

Ainda não há informações sobre a causa da morte da baleia, mas a equipe do Argonauta está realizando a necropsia e o material coletado será enviado para exames complementares.

Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O objetivo é a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que tem como um dos executores o Instituto Argonauta, visa o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba. Para mais informações, consulte o site.