BASF lança nova reserva ambiental em Jacareí para celebrar os 40 anos do Programa Mata Viva
Batizada de "Mata Viva Jacareí", a nova reserva ocupa uma área de aproximadamente 12 hectares e contém trechos de Mata Atlântica preservada ao longo das margens do Rio Paraíba do Sul.
A BASF, multinacional do setor químico, anunciou o lançamento de uma nova reserva ambiental em sua unidade produtiva de Jacareí, como parte das comemorações pelos 40 anos do Programa Mata Viva. Criado em 1984, o programa tem o objetivo de recuperar a mata ciliar e promover a conservação da biodiversidade, contribuindo para o equilíbrio ambiental ao redor das instalações da companhia.
Batizada de "Mata Viva Jacareí", a nova reserva ocupa uma área de aproximadamente 12 hectares e contém trechos de Mata Atlântica preservada ao longo das margens do Rio Paraíba do Sul. Mais de 100 tipos de árvores já foram identificados no local, representando cerca de 10% das espécies catalogadas no estado de São Paulo. Além disso, o espaço abriga 82 espécies de aves e 10 categorias de mamíferos, como o lobo-guará e a capivara, de acordo com um estudo da Fundação Eco , responsável pelo mapeamento da biodiversidade da reserva.
O estudo foi realizado entre novembro de 2022 e janeiro de 2024, cobrindo todas as estações do ano para mapear as mudanças naturais da área. Entre os destaques do levantamento, está a descoberta do gavião caranguejeiro, uma espécie rara que encontrou condições ideais para se alimentar no local, conforme explicou Tiago Egydio Barreto, biólogo e gerente da Fundação Eco .
"A preservação da biodiversidade está no centro da estratégia da BASF, e a Mata Viva Jacareí é um exemplo claro do nosso compromisso com a sustentabilidade", declarou Antônio Carlos Cipolli, Diretor de Operações da Unidade Produtiva de Jacareí da BASF. Ele ressaltou que a empresa busca alinhar a produção industrial com a conservação ambiental.
A iniciativa faz parte dos esforços da BASF para combater as mudanças climáticas, com foco na preservação de florestas privadas como forma de absorver carbono e contribuir para a restauração de 12 milhões de hectares de florestas, conforme o compromisso do Brasil no Acordo de Paris.
A Fundação Eco também promove a compensação de emissões de carbono por meio da restauração florestal, oferecendo uma ferramenta online para o cálculo da pegada de carbono de eventos ou produtos. Em 2023, a demanda por compensação de carbono aumentou significativamente, resultando no plantio de mais de 30 mil mudas nativas.
A nova reserva em Jacareí é mais um passo no compromisso da BASF com a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.