A equipe é composta por 40 brigadistas e cerca de 400 combatentes, que são responsáveis por monitorar uma área de 80.328 hectares, equivalente a 80 mil campos de futebol. Para garantir uma rápida resposta aos chamados, os integrantes participam de formações estratégicas, focadas na atualização das técnicas para a prevenção e combate a incêndios, e também na gestão da ocorrência.
“O brigadista precisa ter agilidade, tanto para o combate como para a análise crítica e estratégica da ação. É necessário que ele estude a melhor forma de conter aquele foco, para que não se alastre e se torne um incêndio de grandes proporções”, diz o supervisor florestal e coordenador da Brigada de Incêndio da Fibria, Rodolfo Garuba de Menezes Mota.
A preocupação em controlar o foco com agilidade é para que o incidente cause o menor impacto possível para a biodiversidade e à comunidade. “Mais do que cumprir nossas funções com a empresa, somos responsáveis pela preservação das florestas. Todo mundo precisa se atentar a seus atos, para evitar danos à biodiversidade e à natureza, que é nossa fonte de vida. O incêndio florestal prejudica a vida em sua totalidade e é ela que queremos preservar”, diz o técnico em Operação Florestal da Fibria, Jesus Batista, de 49 anos.
Antes de iniciar a temporada de seca, anualmente, a Fibria realiza uma campanha de conscientização com os vizinhos das fazendas da empresa. Eles recebem o contato dos empregados das frentes de plantio e um brinde com o número do canal Fale com Fibria, para que possam avisar sobre qualquer risco de incêndio.
A comunidade também pode utilizar o serviço gratuito do canal Fale com Fibria para informar sobre ocorrências de incêndios em florestas de eucalipto ou nativas, nas áreas da empresa. O atendimento é 24 horas e o contato pode ser feito por meio do número 0800 707 9810, inclusive com ligação à cobrar.