A Prefeitura de Caraguatatuba deu início ao projeto "Descarte essa Ideia", uma campanha com o objetivo de reduzir o descarte irregular na cidade. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico, que destinou a verba necessária para a realização de parte do programa.
Na quinta-feira (29), a Prefeitura iniciou os trabalhos com o treinamento das equipes de monitoramento ambiental que foram contratados para realizar o mapeamento dos principais focos de descarte de lixo. Os novos agentes se reuniram na sede da Secretaria de Meio Ambiente, sob a supervisão do secretário Leandro Caetano.
Para otimizar a eficiência do trabalho de monitoramento, os agentes utilizarão um aplicativo exclusivo que permitirá rastrear e georreferenciar os principais pontos, bem como mapear locais que necessitam de plantios para restauração da área danificada ou instalação de placas, além de identificar e autuar os infratores.
Essa ferramenta também permitirá a coleta de dados sobre os tipos de resíduos mais presentes em cada local, possibilitando a elaboração de ações mais abrangentes e efetivas.
Visando a recuperação das áreas afetadas, o projeto também prevê o plantio de mudas de árvores e espécies nativas nos pontos viciados. Essa ação será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, com o envolvimento ativo de crianças da rede municipal de ensino, promovendo um senso de responsabilidade ambiental e educação para as futuras gerações.
Para fortalecer a mensagem da campanha, serão instaladas placas em locais identificados como pontos viciados. Pelos menos 60 locais de descarte irregular já foram identificados até o momento.
As placas contarão com um QR Code para fornecer informações sobre os Ecopontos, locais específicos para o descarte de pequenos volumes de resíduos, como resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, que podem ser entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.
Em resposta às práticas de descarte ilegal, a Prefeitura já tem intensificado também a fiscalização, com aplicação de multas pela Secretaria de Urbanismo. O descarte é proibido conforme a Lei Municipal n°1.144/80 (Código de Posturas).
Agora, para reforçar ainda mais este trabalho, a Secretaria de Meio Ambiente conta com as duas equipes específicas para monitoramento em vários pontos da cidade.