Nesta sexta-feira (13), a Embraer anunciou novas e ambiciosas metas de ESG, incluindo um compromisso com operações neutras em carbono até 2040. Como parte de seu compromisso com a construção de um futuro sustentável, a empresa desenvolveu metas ambientais e de responsabilidade social, as quais incluem a oferta de um ambiente de trabalho inclusivo para todos os colaboradores e o lançamento de um veículo de emissão zero, todos integrados ao plano de sustentabilidade corporativa da Companhia.
"Na Embraer, reconhecemos a urgência da crise climática e estamos totalmente comprometidos com um futuro mais sustentável. Estamos intensificando nossos esforços para minimizar nossa pegada de carbono ao permanecermos dedicados a soluções inovadoras que tenham um impacto mais amplo para nossos clientes, comunidades locais e nossas aeronaves", disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
As metas de ESG têm como objetivo ajudar a levar a Empresa e o setor de aviação adiante.
"O ESG está no centro do propósito da Embraer e é por isso que o incluímos como um dos pilares do nosso plano estratégico 'Fit for Growth', alinhando a estratégia de negócios com a responsabilidade social e as práticas ambientais", completou.
A Embraer também desenvolverá uma ampla gama de produtos, serviços e tecnologias sustentáveis ??disruptivas, como eletrificação, híbrida, Combustível Sustentável para a Aviação (SAF) e outras energias inovadoras alternativas, para alcançar a meta da indústria de aviação de emissões líquidas zero de carbono até 2050.
Alinhada às metas do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a no máximo 1,5 graus Celsius, a empresa irá realizar:
- Neutralidade em carbono nas operações até 2040 (Escopo 1 2):
- Redução de 50% das emissões líquidas de carbono até 2040, considerando o ano base de 2018;
- 100% de energia de fontes renováveis até 2030;
- Começar a usar combustível de aviação sustentável (SAF) a partir de 2021;
- Crescimento neutro em carbono a partir de 2022, tendo como base 2021.
Aviação zero carbono até 2050 (Escopo 3) a ser alcançadas por meio de:
- Desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias sustentáveis disruptivas como eletrificação, híbrida, SAF e outras energias alternativas inovadoras;
- Trabalho em conjunto com fornecedores para tornar nossas aeronaves atuais compatíveis com o uso de 100% de SAF;
- Trabalhar ativamente junto à cadeia de suprimentos para expandir a escala global de produção de SAF;
- Melhoria contínua na eficiência do nosso atual portfólio de produtos;
- Lançamento de aeronaves eVTOL com emissão zero até 2026.