descarte regular de eletrônicos (Foto : divulgação)A Coopermiti, especializada na reciclagem de eletrônicos, listou os equipamentos mais recebidos pela cooperativa no primeiro semestre de 2017. O destaque está nos televisores analógicos, que com a chegada da TV Digital foram colocados em desuso, e no aumento do número de computadores de mesa, que aos poucos estão sendo substituídos por smartphones, tablets e notebooks.
Em primeiro lugar, a sucata de eletroeletrônicos reúne diversos equipamentos descartados diretamente na sede da cooperativa, em São Paulo, e nos Pontos de Entrega Voluntária espalhados pela cidade. Em seguida, os televisores que foram descartados com o fim do sinal analógico. Mas não é só a TV de Tubo que está ficando ultrapassada, os computadores de mesa estão em declínio, tanto que três itens da lista que estão relacionados - Desktop, Impressoras e Monitores, estão virando sucata.
O descarte regular de eletrônicos possibilita se livrar de objetos antigos que ocupam espaço e acumulam poeira em casa, além de ser positivo para o meio ambiente. Estes equipamentos podem liberar materiais como Mercúrio, Cádmio, Cobre, Cromo, entre outros que, caso dispostos em aterros não licenciados e controlados, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, causando grande impacto à natureza.
O serviço da Coopermiti, que conta com postos de coleta espalhados pela cidade, é gratuito, exceto para descarte de resíduos que possuam contaminantes, neste caso é cobrada uma pequena taxa de destinação – basta acessar o site da cooperativa para saber onde entregar os aparelhos que precisam ser descartados corretamente. A cooperativa também realiza trabalho conjunto com empresas que possuem equipamentos sem uso ou quebrados.