Dia do Campo Limpo é comemorado com incineração de resíduos agrotóxicos

Altamente poluente e nocivo à saúde, associado a danos irreversíveis no sistema nervoso central, o inseticida BHC está proibido no Brasil desde 1985


Comemorado nesta sexta-feira (18), o Dia Nacional do Campo Limpo foi marcado por um fato histórico e importante para o meio ambiente e a sustentabilidade. Em Taubaté, o governador Geraldo Alckmin participou da incineração dos últimos lotes do agrotóxico BHC e outros defensivos de uso proibido localizados no Estado de São Paulo.

Ação conjunta da Secretaria da Agricultura, Cetesb e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) localizou 300 toneladas de produtos obsoletos em centenas de propriedades rurais, encaminhando todo o material para o descarte correto. Altamente poluente e nocivo à saúde, associado a danos irreversíveis no sistema nervoso central, o inseticida BHC está proibido no Brasil desde 1985.

Segundo o prefeito de Taubaté, Bernardo Ortiz Junior (PSDB), desde de junho deste ano, 100% do município de Taubaté já é atendido com a coleta seletiva domiciliar. De acordo com ele, são mais de 100 mil domicílios atendidos pela coleta seletiva e ainda há uma proposta ambiental mais audaciosa.

“A nossa meta de redução, em 2018 a nossa redução de massa é programada para 10%, em 2021 a nossa redução de massa é de 15% e em 2021 é 30%. A nossa meta é audaciosa, mas a gente tem investido energia e recursos financeiro pra que a gente possa reduzir 30% de todo o resíduo gerado no município e encaminha para a reciclagem e reutilização.”

Presente também nesse momento, o governador de São Paulo participou do ato de acionar a incineração de material proveniente de embalagens vazias de produtos agrícolas, em conformidade com o programa de logística reversa* proposta pelo Ministério do Meio Ambiente.

Alckmin citou o trabalho desenvolvido pela InpEV (Instituto Nacional de processamento de Embalagens Vazias) e Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos. "Aqui [estão] a Inpev e a Campo Limpo nesse trabalho maravilhoso de você pegar as embalagens que serviram ao campo e reprocessar.”

*Logística Reversa é um conjunto de ações para a coleta e reutilização de resíduos sólidos, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.

Governador fala sobre o Dia Nacional do Campo Limpo.