EDP apoia projeto que produz pranchas de surfe sustentáveis em São Sebastião

A fabricação dos equipamentos serão utilizados como ferramenta de educação ambiental no litoral norte de São Paulo


EDP apoia projeto que produz pranchas de surfe sustentáveis em São SebastiãoEDP apoia projeto que produz pranchas de surfe sustentáveis em São Sebastião (Foto : Divulgação)

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 é possível que tenha mais plástico do que peixes nas águas do planeta, se a humanidade continuar no atual ritmo de produção e descarte incorreto de resíduos.

Pensando neste problema, a EDP - distribuidora de energia do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, iniciou o programa Resíduos, que visa conscientizar a população acerca da problemática.

Uma das ações do programa é o apoio ao projeto Desengarrafando Mentes, que realiza um ciclo de oficinas para fabricação de pranchas de surfe a partir de garrafas pet em São Sebastião, litoral de São Paulo.

A fabricação dos equipamentos serão utilizados como ferramenta de educação ambiental no litoral norte de São PauloA fabricação dos equipamentos serão utilizados como ferramenta de educação ambiental no litoral norte de São Paulo (Foto : Divulgação)

As atividades tiveram a participação de 15 crianças da comunidade, e ao longo de 2022, os equipamentos serão utilizados pelo projeto e pela EDP para ações de educação ambiental. Ao final do ciclo, as pranchas retornarão ao projeto Desengarrafando Mentes para que a organização dê aproveitamento social para as pranchas.

Além da produção, houve ações de conscientização acerca da importância da preservação e conservação do meio ambiente, em especial os oceanos.

"O descarte e manejo incorreto de resíduos emite diversos gases que contribuem para o efeito estufa e, consequentemente, para as mudanças climáticas. Por isso, é importante apoiar projetos como o Desengarrafando Mentes. Essa iniciativa nos ajuda a trabalhar a economia circular e os 4 R's da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar", destaca Dominic Schmal, diretor de sustentabilidade da EDP.


Natureza Plástica

Ainda dentro do programa Resíduos, o Instituto EDP apoiou em 2021 a exposição virtual "Natureza Plástica", do artista plástico Eduardo Srur. O trabalho traz releituras de obras-primas da pintura produzidas por meio de um trabalho minucioso que transformou plástico retirado do rio Pinheiros, em São Paulo, em arte.

A galeria reúne obras clássicas como O Grito, de Edvard Munch, e a famosa Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci. Traz ainda releituras de artistas consagrados, como Chaleira com Frutas, de Paul Cézzane, A Grande Onda, de Katsushika Hokusai, Ninféias, de Monet e Noite Estrelada, de Van Gogh

A exposição pode ser vista por meio do link.