Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 é possível que tenha mais plástico do que peixes nas águas do planeta, se a humanidade continuar no atual ritmo de produção e descarte incorreto de resíduos.
Pensando neste problema, a EDP - distribuidora de energia do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, iniciou o programa Resíduos, que visa conscientizar a população acerca da problemática.
Uma das ações do programa é o apoio ao projeto Desengarrafando Mentes, que realiza um ciclo de oficinas para fabricação de pranchas de surfe a partir de garrafas pet em São Sebastião, litoral de São Paulo.
As atividades tiveram a participação de 15 crianças da comunidade, e ao longo de 2022, os equipamentos serão utilizados pelo projeto e pela EDP para ações de educação ambiental. Ao final do ciclo, as pranchas retornarão ao projeto Desengarrafando Mentes para que a organização dê aproveitamento social para as pranchas.
Além da produção, houve ações de conscientização acerca da importância da preservação e conservação do meio ambiente, em especial os oceanos.
"O descarte e manejo incorreto de resíduos emite diversos gases que contribuem para o efeito estufa e, consequentemente, para as mudanças climáticas. Por isso, é importante apoiar projetos como o Desengarrafando Mentes. Essa iniciativa nos ajuda a trabalhar a economia circular e os 4 R's da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar", destaca Dominic Schmal, diretor de sustentabilidade da EDP.
Natureza Plástica
Ainda dentro do programa Resíduos, o Instituto EDP apoiou em 2021 a exposição virtual "Natureza Plástica", do artista plástico Eduardo Srur. O trabalho traz releituras de obras-primas da pintura produzidas por meio de um trabalho minucioso que transformou plástico retirado do rio Pinheiros, em São Paulo, em arte.
A galeria reúne obras clássicas como O Grito, de Edvard Munch, e a famosa Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci. Traz ainda releituras de artistas consagrados, como Chaleira com Frutas, de Paul Cézzane, A Grande Onda, de Katsushika Hokusai, Ninféias, de Monet e Noite Estrelada, de Van Gogh