GM&C lança campanha de conscientização no Dia Mundial do Lixo Eletrônico

GM&C aproveita o Dia do Lixo Eletrônico (14 de outubro) e chama a atenção sobre o descarte correto dos eletroeletrônicos


A empresa GM&C lança nesta sexta-feira (14), no Dia Mundial do Lixo Eletrônico, a campanha "O que faço com o lixo eletroeletrônico? Tome uma atitude sustentável". O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto para o meio ambiente, assim como a enorme riqueza de resíduos que podem ser reciclados. Conheça alguns pontos de coleta e faça a sua parte!

No Brasil, país que mais gera resíduos eletrônicos na América Latina, a estimativa da UNU (Universidade das Nações Unidas) é que sejam geradas 2,5 milhões de toneladas até o final do ano. Em todo o mundo, a estimativa é de 60 milhões de toneladas - uma média de 7,8 quilos de lixo eletrônico por habitante.

MINERAÇÃO URBANA

O termo ainda é praticamente novo no Brasil, mas a chamada mineração urbana pode ser definida como a recuperação de materiais a partir dos resíduos descartados pela população, evitando a necessidade da extração de matéria-prima da natureza - muitos desses recursos, inclusive, ameaçados de escassez. Somente na GM&C, uma das maiores empresas de logística reversa do Brasil, foram recicladas 4,3 mil toneladas de eletrônicos no ano passado. A meta é atingir 7 mil toneladas em 2022.

Localizada em São José dos Campos, no interior paulista, a empresa soma 20 anos de experiência no setor e caminha lado a lado com a tecnologia em prol do meio ambiente. Com maquinários de última geração, recupera os mais diversos tipos de materiais presentes nos eletrônicos - desde plásticos, ferro, alumínio cobre, vidro até outros metais não ferrosos, como ouro e prata (em menor proporção).

Uma verdadeira mina urbana, que abastece atualmente empresas de todo o país. Um exemplo é a Gerdau, produtora de aço, que compra o ferro para reciclagem. Por sinal, o ferro lidera o ranking de materiais reciclados pela GM&C, seguido do plástico. "A mineração urbana representa um enorme favor ao meio ambiente. O aço é um material reciclável e, para cada tonelada de sucata reciclada, se evita a emissão de 1,5 toneladas de CO?e {gases do efeito estufa}", ressalta Henrique Mendes, coordenador de relações institucionais da GM&C.

A campanha lançada pela empresa visa justamente fomentar a importância desse tema: "Precisamos ter consciência sobre a importância de realizar o descarte correto dos eletroeletrônicos, tanto para evitar contaminações ao meio ambiente, quanto para preservar os recursos naturais e garantir que haverá matéria-prima suficiente para que possamos produzir os novos equipamentos que ainda serão desenvolvidos por esta indústria inovadora", enfatiza Mendes.

Vale ressaltar que, no Brasil, a destinação correta do lixo eletrônico está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e foi regulamentada pelo Decreto Federal 10.240/2020. Este dispositivo define metas para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes sobre a quantidade de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) que devem ser instalados e de eletrônicos que deverão ser coletados e reciclados anualmente.

CONFIRA OS POSTOS DE COLETA

Para resíduos eletroeletrônicos pequenos, como celulares, controle remotos, cabos e outros, a GM&C destaca os milhares de pontos de coleta instalados em todas as lojas da operadora de telefonia Vivo - confira os locais pelo site www.vivo.com.br.

Já para o descarte de produtos maiores, como impressoras, notebooks, liquidificadores, secadores de cabelo e até geladeiras, vale a penas consultar os postos de coleta das empresas parceiras Green Eletron (site www.greeneletron.org.br) e ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (site www.abree.org.br).

Em São José dos Campos, onde fica a sede da GM&C, também é possível fazer o descarte nos Ecopontos da Prefeitura ou com o apoio da Urbam (Urbanizadora Municipal). Saiba mais pelo telefone 156.