Instabilidade continua até sexta-feira com pancadas de chuva em todo o Estado

Pode chover a qualquer hora na maior parte do estado, principalmente no Vale do Paraíba


A terça-feira tem grandes possibilidades de pancadas de chuva em todo o estado de São Paulo, a partir da tarde e segundo até a noite, conforme alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A previsão é de que o estado São Paulo ainda sinta a influência de grandes áreas de instabilidade que estão espalhadas por todo o Sudeste e também sobre o Centro-Oeste do país.

Assim, o dia surgiu com a presença do sol, mas uma grande quantidade nuvens continua sobre São Paulo nesta terça-feira. Pode chover a qualquer hora na maior parte do estado. O maior risco de chuva forte é para norte do estado, a Mantiqueira e Vale do Paraíba. A temperatura sobe e a sensação à tarde já será de um calorzinho. Não tem previsão de frio intenso nestes últimos dias de inverno.

De acordo com o site Climatempo, várias áreas no estado de São Paulo acumularam mais de 30 mm de chuva entre o meio da tarde do dia 16 e o meio da tarde de 17 de setembro. A chuva foi mal distribuída na primeira quinzena do mês e maior quantidade ocorreu entre os dias 4 e 5 de setembro, quando choveu 24,2 mm.

Em relação ao ano passado, setembro de 2018 acumula muito mais chuva, pois em setembro de 2017 fechou com apenas 11,1 mm. A secura de setembro de 2017 foi notável na cidade São Paulo. O INMET só registrou chuva nos dois últimos dias do mês.

Inverno termina úmido - Esta é a última semana do inverno. A primavera começa oficialmente no próximo sábado, dia 22 de setembro. Até a sexta-feira, 21, áreas de instabilidade continuam sobre o estado de São Paulo e mais pancadas de chuva são esperadas para todas as regiões do estado.

A chuva tende a ocorrer em geral à tarde e à noite, com risco de raios. As cidades do oeste e do norte o estado de São Paulo terão chuva mais frequente e maior risco de temporais.

Uma nova frente fria passa pelo litoral paulista entre a quinta e a sexta-feira, 20 de setembro, mas não traz grande queda da temperatura. O maior efeito desta frente fria será o de manter as áreas de instabilidade e as condições para chuva sobre São Paulo.