O descarte irregular de lixo e entulho é quase que um vício comum na maioria das cidades valeparaibanas. Incomodada com essa questão, as equipes da prefeitura de São Jose do Campos fecharam mais duas áreas públicas nas regiões leste e sul, elevando para 19 o número de entulhódromos isolados na atual Administração.
Em períodos de chuva, esses locais tornam-se área e proliferação de insetos e animais peçonhentos, além de oferecer um péssimo aspecto. O isolamento está sendo acompanhado por rondas realizadas pela Guarda Civil Municipal, com o objetivo de coibir o descarte de lixo em locais inadequados.
Nesta terça-feira (26), teve início o trabalho em terreno na Estrada Municipal Martins Guimarães, no bairro Chácara São Pedro, na região leste. A previsão é de que os serviços sejam concluídos ainda nesta semana. Será o 20º entulhódromo fechado desde janeiro de 2017. No local, está sendo implantada uma defensa metálica para impedir o descarte irregular de lixo e entulho.
No mesmo bairro, em janeiro foram implantados 100 metros de alambrado na avenida dos Cegonheiros. Neste mês, também foi fechado entulhódromo no bairro Rio Comprido, na zona sul, na divisa com Jacareí. Nestes três locais, as equipes da Prefeitura já recolheram, somente neste ano, um total de 30 toneladas de lixo.
Segundo a Prefeitura , as outras áreas com problemas crônicos de sujeira estão sendo monitoradas para que também recebam nos próximos meses ações eficazes como as já adotadas.
Destinação correta - As medidas implementadas vão reduzir consideravelmente o descarte de lixo e entulho, já que impedirão a entrada de caminhões e carros nas áreas.
A Administração orienta os munícipes a fazerem a destinação correta de lixo reciclável e entulho no PEV (Posto de Entrega Voluntária de Resíduos) mais próximo de suas residências.
O descarte de entulho em terrenos ou ruas é contra a lei (Lei Municipal 7815/09 e Lei Municipal 8206/10) e pode gerar multa de até R$ 15 mil.