Litoral Norte teve volume de chuva esperado para um mês em 24 horas

Temporal da última quarta-feira deixou as cidades em alerta e muitos desabrigados


Equipes da Prefeitura trabalharam a noite toda para ajudar famílias atingidas pela chuva (Foto: Prefeitura de Caraguá)Equipes da Prefeitura trabalharam a noite toda para ajudar famílias atingidas pela chuva (Foto: Prefeitura de Caraguá)

A quantidade de chuva que caiu sobre as cidades do Litoral Norte foi de aproximadamente 253 mm em 24 horas, no período entre 10h do dia 14 e 10h do dia 15 de fevereiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia em São Sebastião, este volume é maior do que a média normal de chuva para todo o mês de fevereiro que é aproximadamente 220 mm.

Entre 17h e 19h do dia 14, choveu 115 mm, ou seja, quase metade do grande volume de chuva acumulado em 24 horas caiu em 2 horas. Ainda segundo o INMET, o total de chuva acumulado em fevereiro, em 15 dias, foi de 313 mm.

Clique na imagem para ampliarClique na imagem para ampliar A medição do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) também indicou volumes de chuva excepcionais. O acumulado foi contabilizado entre 11h do dia 14 e 11h do dia 15 de fevereiro. A média de chuva normal para fevereiro em Caraguatatuba e São Sebastião é de quase 220 mm e em Ubatuba é de aproximadamente 320 mm.

Segundo o Climatempo, não há risco de chuvas extrema nos próximos dias. A área de baixa pressão atmosférica que colaborou para a formação das nuvens de tempestade se afasta cada vez mais em alto-mar. O sol reaparece, mas o litoral permanece com muita nebulosidade e há previsão de mais pancadas de chuva, porém não deve chover de forma intensa e nem por tantas horas como na quarta-feira de cinzas. Mas como a terra está encharcada, o risco de deslizamento e de queda de barreiras ainda é alto.

Defesa Civil de São Sebastião realiza trabalho de limpeza (Foto: PMSS)Defesa Civil de São Sebastião realiza trabalho de limpeza (Foto: PMSS)
Cidades em estado de alerta
Uma das áreas mais afetadas foi a Costa Sul de São Sebastião, em bairros como Maresias, Boiçucanga, Barra do Una, Juquehy e Barra do Sahy. A Prefeitura estima um prejuízo em torno de R$ 50 milhões. Segundo a Defesa Civil, cerca de 25 famílias estão desalojadas, em torno de 80 pessoas que foram encaminhadas ao Centro Comunitário do Topolândia.

Em Caraguatatuba, houve relatos de alagamentos no Indaiá, Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo e Morro do Algodão. Segundo a Defesa Civil, até o momento 13 pessoas (adultos e crianças) estão alojadas no Centro Esportivo Municipal (CEMUG).

Em Ubatuba, os bairros mais atingidos foram Lázaro (198,9), Perequê-Mirim (177,57), Ubatumirim (173,59), Ipiranguinha (168,8) e Figueira (168,25). Em outros 11 bairros, o índice pluviométrico também está acima do estado de atenção. Segundo a Defesa Civil, não houve desabrigados e nenhuma casa foi alagada, porém a cidade está em estado de alerta por conta de deslizamentos de encostas de morros e alagamentos.

Em Ilhabela, houve desabamento na Avenida Brasil, na Praia do Oscar, deixando este trecho da estrada com rachaduras e risco de queda. No bairro Portinho houve deslizamento e queda de barreira. Na estrada sentido Castelhanos, árvores caíram e o acesso ficou interditado. Segundo a Prefeitura, pelo menos três famílias, cerca de 20 pessoas, foram removidas para a Escola de Vela "Lars Grael", no Pequeá. Outras três famílias foram para casa de parentes.

Doações
As cidades estão pedindo doações para os afetados, como materiais de limpeza, colchões e roupa de cama, além de água potável, roupas, toalha de banho e kits de higiene pessoal (pasta de dente, absorventes, sabonete).

Em Caraguá, as doações podem ser enviadas para o Fundo Social de Solidariedade (R. José Damazo dos Santos, 39, Centro), na Gringo Autopeças (Av. Marginal Direita, 170, Travessão) e na Big Autopeças (Praça 1° Centenario , 49, Caputera - trevo da entrada da cidade). As doações serão enviadas também para São Sebastião e Ilhabela.

Para São Sebastião, as doações podem ser enviados ao Fundo Social de Solidariedade (Rua Sebastião Silvestre Neves, nº 128) ou no Centro de Referência da Assistência Social (Rua Sargento Theodoro Felisbino da Silva, nº 200, em Boiçucanga, Costa Sul).