Ministério de Minas e Energia decide nesta terça-feira (15) sobre retorno do horário de verão em 2024

A decisão será tomada de forma urgente para garantir que setores impactados tenham tempo para se preparar.


O Ministério de Minas e Energia deve decidir nesta terça-feira (15) se o horário de verão será retomado em 2024. O ministro Alexandre Silveira se reunirá com sua equipe técnica em Brasília para avaliar os riscos energéticos, em meio à pior seca da história do país, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem). A recomendação para o retorno veio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Silveira destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval para a implementação do horário de verão, caso seja considerado necessário para a segurança energética do país. A decisão será tomada de forma urgente para garantir que setores impactados tenham tempo para se preparar. O ministro também afirmou que, se adotada, a medida não entrará em vigor antes do segundo turno das eleições municipais, marcado para o dia 27 de outubro.

O ministro frisou que a decisão não deve ser influenciada por questões ideológicas, ressaltando que o horário de verão é uma política pública voltada à gestão energética. Ele explicou que os próximos meses são cruciais para o sucesso da estratégia, caso ela seja implementada.

A possibilidade de retorno do horário de verão divide a opinião pública. Uma pesquisa do Datafolha realizada entre os dias 7 e 8 de outubro apontou que 47% dos brasileiros são favoráveis à medida, enquanto outros 47% são contrários, com 6% se declarando indiferentes. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.