Prefeitura de Taubaté convida população para participar da definição do zoneamento do Parque do Itaim

Ação por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal,


A Prefeitura Municipal de Taubaté realiza, quinta-feira (29), a Oficina de Prognóstico I do Plano de Manejo do Parque do Itaim. As atividades começam às 17h30, no Centro de Formação de Professores e a participação da população nesta oficina é essencial.

Nesta etapa será apresentada a pré-definição do zoneamento do Parque, contendo 12 zonas, estabelecidas de acordo com as características identificadas na etapa de diagnóstico. O propósito da Oficina de Prognóstico 1 é compartilhar com a população os estudos realizados até o momento, a fim de que a comunidade participe dos processos de decisão para o uso do Parque Natural Municipal Vale do Itaim. O Centro de Formação de Professores fica na Rua Dr. Emílio Winther, nº 108, Centro de Taubaté.

HISTÓRICO E ETAPAS DO PLANO DE MANEJO

O Parque Natural Municipal Vale do Itaim, Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, foi criado através do Decreto Municipal nº 14339, de 20 de setembro de 2018, com informações atualizadas através do Decreto Municipal nº 15236, de 15 de fevereiro de 2022.

Segundo a Lei Federal nº 9.985/2000, toda UC deve dispor de um Plano de Manejo, abrangendo a área, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida social e econômica das comunidades vizinhas. O Plano de Manejo deverá estabelecer o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e manejo dos recursos naturais.

Cumprindo as etapas do Plano de Manejo, até o momento foram levantadas informações através de estudos de caracterização do Parque, Levantamentos de Campo, Levantamento Aéreo, Levantamento de Fauna e Flora e Levantamento de estruturas existentes, além de Reuniões, Oficinas e Workshop realizadas com a população. Além disso, foram realizadas visitas técnicas em outras Unidades de Conservação de mesma categoria, visando agregar ideias, experiências e conhecimentos que contribuíram para a elaboração dos estudos.

Com base em todas essas informações foi traçado um zoneamento para o Parque, que consiste na definição de setores ou zonas na Unidade de Conservação com objetivos de manejo e normas específicas, a fim de preservar os recursos naturais e proporcionar meios e condições para que todos os objetivos da unidade possam ser alcançados de forma harmônica e eficaz.