A EDP, distribuidora de energia elétrica, anuncia os projetos contemplados na Chamada Pública de Eficiência Energética, para incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica. Serão R$ 6,4 milhões investidos em 11 projetos selecionados.
No Vale do Paraíba, os municípios de Caçapava, Potim e Roseira serão beneficiadas com a troca de luminárias de iluminação pública comuns por LED. No Alto Tietê, as cidades de Mogi das Cruzes, Poá e Biritiba Mirim também terão as substituições. Com a instalação, será possível reduzir o consumo de energia do governo municipal referente a iluminação em cerca de 3.300 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 1.380 famílias.
Além da melhoria na iluminação pública municipal, instituições como a ETEC de Cruzeiro, Hospital Santa Casa de Pindamonhangaba e SENAI de Guarulhos, serão beneficiadas com a substituição de lâmpadas em suas instalações internas. O projeto Eficiência Solidária, que atua por meio de um posto de atendimento itinerante para a conscientização de clientes residenciais sobre o uso eficiente da energia e possibilita a troca de lâmpadas comuns por LED, também será realizado. Ao todo serão cerca de 65 mil lâmpadas antigas substituídas.
"Beneficiar instituições de ensino e de saúde da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética e tornar a iluminação pública das cidades mais eficiente está em linha com nosso propósito de Usar a nossa energia para cuidar sempre melhor. Conseguiremos contribuir diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica por meio dos projetos contemplados, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais", afirma Giuliano Vieira, gestor executivo da EDP.
Redução de consumo e meio ambiente
Além da redução direta com o menor consumo de energia, há uma redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema atualmente utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental?por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.
Com as 11 iniciativas selecionadas pela Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, a Companhia contribuirá para que mais de 2.300 toneladas de CO2 deixem de ser lançados na atmosfera nos próximos cinco anos, o que cntibui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU) para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030.
Você pode conferir maiores informações dessa chamada pública clicando aqui.