Os recordes históricos de focos ativos de queimadas em todo o Estado de São Paulo em 2024 estão causando inúmeros impactos às comunidades. A situação é alarmante, trazendo um alerta para os potenciais riscos às redes de distribuição de energia.
Dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que, de janeiro até 11 de setembro deste ano, foram registrados no Vale do Paraíba um total de 163 focos ativos de incêndio. Esse número já supera o total de queimadas ocorridas nos anos de 2022 e 2023.
O início de setembro mostra uma evolução crítica na quantidade de focos detectados na região, com 37 registros em apenas 11 dias. Em comparação, o mês de setembro de 2023 contabilizou, no total, 30 focos no Vale do Paraíba.
A situação é agravada pelo tempo seco e altas temperaturas. Em resposta, a concessionária EDP reforça a orientação para que a prática intencional de queimadas seja evitada.
As causas destes incêndios são variadas, incluindo o tempo seco e ações humanas, como fogueiras para limpeza de terrenos e pastos, queda de balões sobre a vegetação e a combustão provocada por restos de cigarros acesos jogados nas estradas.
No caso das redes de distribuição de energia, as chamas podem causar a elevação excessiva da temperatura dos cabos, provocando interrupções no fornecimento. Além disso, a fuligem das queimadas pode se acumular e afetar equipamentos.
"O aumento expressivo de queimadas é muito preocupante e estamos atentos aos possíveis danos à rede elétrica, que podem causar acidentes graves e impacto ao fornecimento de energia para hospitais, escolas, indústrias, comércios e residências em geral", afirma Stevon Schettino, gestor de operação e serviços da EDP.
Como Conter os Riscos:
Nunca queime lixo ou folhas secas próximo a redes elétricas.
Não faça queimadas para limpar pastagem, terrenos ou áreas agrícolas.
Mantenha terrenos limpos e roçados.
Não solte balões.
Nunca jogue cigarros em beira de estradas ou campos e certifique-se de que estão totalmente apagados antes de descartá-los no lixo.