Revap adota inteligência artificial Smart Tocha e melhora eficiência energética

A tecnologia otimiza o processo de queima, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa


A transformação digital está cada vez mais presente nos processos industriais da Petrobras, trazendo ganhos em segurança, meio ambiente e eficiência energética. Dentro deste contexto, a Refinaria Henrique Lage, a Revap, em São José dos Campos, implantou o Smart Tocha. O sistema utiliza inteligência artificial e automação no controle da queima de gases nas tochas da refinaria, o que reduz o consumo de vapor e a emissão de gases de efeito estufa.

São aplicadas técnicas de visão computacional e aprendizado de máquina com a contínua geração de imagens da queima. Isso permite o monitoramento e a regulagem da intensidade da tocha em tempo real e de forma automática, eliminando a necessidade de realizar os ajustes manualmente para regular a queima. Com a automação, a probabilidade da queima da tocha ficar com excesso de vapor ou fuligem diminui consideravelmente.

Desenvolvido em parceria com a PUC-Rio, o sistema proporciona economia de vapor, o que resulta em melhor eficiência energética, além de manter a queima de forma segura para o meio ambiente. Na Revap, o aumento da eficiência energética trazido pelo Smart Tocha equivale ao abastecimento de uma cidade de 6 mil habitantes.

A tocha é parte essencial do sistema de segurança de uma refinaria e é utilizada para regular a pressão nos equipamentos durante o refino. A aplicação de inteligência artificial para aprimorar os processos com segurança, redução de custos e aumento da eficiência são pilares estratégicos da Petrobras e contribuem com o meio ambiente.