A Novelis inaugurou hoje (10), seu 13º Centro de Coleta de Sucata de Alumínio, em Brasília (DF). O evento aconteceu conjuntamente com a assinatura do Termo de Compromisso da Lata de Alumínio para Bebidas, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e da Associação dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).
Estiveram presentes também o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França; o presidente-executivo da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Milton Rego e o presidente executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), Cátilo Cândido.
Compromisso com o Meio Ambiente
O Termo de Compromisso objetiva o aperfeiçoamento do sistema de logística reversa da lata. Durante o evento, o índice brasileiro de reciclagem da latinha, referente a 2019, também foi anunciado. Com forte aumento de 14,7% no volume dessa sucata coletada ou 45 mil toneladas a mais quando comparado a 2018, o novo índice é de 97,6%, mantendo o Brasil na liderança mundial da reciclagem de latas de alumínio para bebidas. A Novelis recicla anualmente cerca de 60% de todo o volume comercializado no país.
O setor assume o compromisso de comprar o volume de sucata de lata disponível no mercado doméstico, aproximar os detentores dessa sucata dos recicladores, particularmente as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, manter centros de coleta e rede organizada de parceiros com atuação em todo o território nacional, oferecer apoio técnico aos gestores públicos municipais e catadores e promover campanha de educação ambiental.
"Trata-se de um compromisso em benefício da sociedade como um todo. O modelo de negócios da Novelis é baseado na economia circular e prova de que a logística é impulsionadora de mudanças reais para o bem coletivo", enfatiza Francisco Pires.
Principais números
O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de latas, que consome 1/4 de todo o alumínio comercializado no país;
A lata é a principal embalagem para cerveja do Brasil;
A logística reversa da lata beneficia mais de 800 mil famílias de catadores;
O Ciclo de Vida da lata é de 60 dias em média;
O índice de reciclagem da lata é de 96.9% (2018), o que corresponde a 320 mil toneladas recicladas ou 25 bilhões de unidades;
Esse nível de reciclagem da lata reduz, em média, 95% a emissão de gases de efeito estufa e o consumo de energia elétrica se comparada com a produção do metal primário;
Cada 1 kg de lata reciclada poupa a extração de 5 kg de bauxita, necessária para a produção do alumínio primário.