Suzano intensifica medidas para combater incêndios florestais em São Paulo

A companhia aumentou para 19 a quantidade de câmeras de alta definição utilizadas para a vigilância contínua de pontos de incêndio e possui mais de 2,1 mil brigadistas treinados para atuar em suas operações.


A Suzano, líder mundial na produção de bioprodutos derivados do eucalipto, está reforçando as medidas de combate a incêndios florestais nas regiões onde mantém florestas cultivadas em São Paulo. Essa ação está em consonância com seu compromisso de renovar a vida e contribuir para a preservação da biodiversidade. Entre as medidas implementadas pela empresa está a expansão da cobertura da Central de Monitoramento de Incêndios com a adição de 7 novas torres de vigilância, equipadas com câmeras de alta resolução que supervisionam as áreas 24 horas por dia, aumentando o total para 19 câmeras.

"A Suzano acredita na coexistência harmoniosa com o mundo, e investir em prevenção e combate a incêndios beneficia a população como um todo, pois contribui para a qualidade do ar, ajuda a proteger as áreas de proteção ambiental da empresa e as vizinhas, além de preservar nossa fauna e flora. Em 2022, expandimos nosso monitoramento para tornar nosso trabalho ainda mais eficaz. Com 19 câmeras, conseguimos reduzir incêndios florestais em 83% de nossas áreas de plantio e 93% em áreas de Reserva Legal e Preservação Permanente. Nossos resultados indicam que estamos no caminho certo para a conservação da biodiversidade", enfatizou Douglas Guedes de Oliveira, gerente de Inteligência Patrimonial da Suzano.

As câmeras de vigilância estão localizadas em propriedades rurais em 18 cidades de São Paulo. Quando um foco de incêndio é detectado, a equipe de brigadistas é prontamente acionada para resposta. Mais de 2,1 mil pessoas estão preparadas e equipadas com todas as ferramentas necessárias para o trabalho.

No ano passado, a Suzano implementou um sistema de monitoramento por satélite para combater focos de incêndio. O sistema conseguiu identificar inícios de fogo em nove fazendas em diversas regiões de São Paulo. "Os investimentos da empresa para combater incêndios florestais são contínuos. Estamos sempre em busca de novas tecnologias para tornar nosso trabalho mais eficiente", concluiu Douglas Oliveira.

Os brigadistas também passam por um treinamento intensivo em dois módulos antes de se juntarem à equipe. Todos os membros também recebem instruções sobre ferramentas de segurança.

A comunidade local desempenha um papel crucial no Programa de Proteção Florestal da Suzano e pode relatar incidentes de focos de incêndio em florestas de eucalipto ou nativas nas áreas da empresa. As ações de prevenção na comunidade são realizadas através do "Programa Floresta Viva", que busca conscientizar a todos sobre a importância da conservação da flora e fauna nas comunidades onde a empresa atua, com ações voltadas para a promoção da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável.