Aproximação rara entre Júpiter e Saturno ao anoitecer de hoje

Nesta segunda-feira será possível ver os planetas a olho nu


Na noite dessa segunda-feira (21), exatamente no dia que ocorre solstício de verão para o Hemisfério Sul e o solstício de inverno no Hemisfério Norte, os terráqueos poderão contemplar a olho nu, com binóculo ou telescópio uma rara aproximação entre Júpiter e Saturno. Vistos da Terra, Júpiter e Saturno estarão muito próximos entre si. Será a menor aproximação entre estes planetas em quase 397 anos e a próxima vez que se poderá ver novamente esta situação será só no ano de 2040.

Como estará o clima?

No Brasil, esta rara aproximação entre Júpiter e Saturno poderá ser contemplada sem problemas com a chuva ou excesso de nuvens nos estados do Rio Grande do Sul, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, na parte norte do Piauí e no norte do Maranhão, incluindo as capitais de todos estes estados. Há uma chance relativamente boa de observação também no Espírito Santo.

Para os demais estados e capitais brasileiras, a chance de visualização será baixa porque a previsão é de muita nebulosidade pouco depois do pôr do sol, além do alto risco de chuva.

Esse evento na qual a separação angular entre Júpiter e Saturno será de 0º 06' 06", pela tabela acima, podemos perceber que a menor separação angular ocorrida antes desta data foi em 16 de julho de 1623, ou seja, há aproximadamente, 397 anos.