Várias regiões de Minas Gerais, Espírito Santo e norte do estado do Rio de Janeiro poderão acumular de 100 a 200 mm de chuva durante a atuação da ZCAS. A previsão é de que as áreas de instabilidade delas atuem sobre a Região Sudeste do Brasil até domingo (21).
É nesse período que a chuva deve cair mais frequente e volumosa sobre o Espírito Santo, sobre muitas áreas de Minas Gerais e também sobre o Norte do estado do Rio de Janeiro. O estado de São Paulo, o Triângulo Mineiro, o Sul de Minas e o centro-sul do Rio de Janeiro não devem sentir a chuva mais intensa deste evento de ZCAS, embora tenham pancadas de chuva frequentes nos próximos dias.
Previsão de volumes de chuva no Brasil
A previsão é de que os maiores volumes de chuva durante a atuação desta ZCAS ocorram sobre o noroeste de Minas Gerais, Grande Belo Horizonte, áreas do Vale do Rio Doce, no centro-sul do Espírito Santo e nas áreas ao Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Em vários locais destas regiões pode chover de 80 a 150mm até este domingo (21), segundo estimativa do modelo de precipitação global GFS.
A região da Zona da Mata Mineira e a região Serrana do estado do Rio de Janeiro também podem ter vários eventos de chuva forte até a próxima segunda-feira (22), embora não fiquem dentro da instabilidade mas persistente desta ZCAS.
Tempo seco em parte de SP
Dessa vez o estado de São Paulo vai ficar fora das áreas de maior atividade chuvosa desta ZCAS. Uma massa de ar seco vai predominar sobre grande parte do interior paulista nos próximos dias reduzindo a nebulosidade, a umidade e as condições para chuva.
Até o próximo domingo (21), o centro-oeste e o sul do estado de São Paulo terão predomínio de sol e tempo seco. As pancadas de chuva devem ficar restritas ao norte e ao leste do estado de São Paulo, incluindo Grande São Paulo, Vale do Paraíba e litoral paulista.
Mesmo sem estar dentro da área de maior atividade chuvosa, há risco de fortes pancadas de chuva nos próximos dias no norte e leste de São Paulo, inclusive na capital paulista.