Ciclone bomba se forma na costa do Brasil e provoca ventos devastadores no Sul e Sudeste

Em algumas regiões os ventos cicloniais atingiram mais de 100km/h


A formação de uma frente fria com um ciclone extratropical, ou ciclone bomba, durante a terça-feira (30), gerou muitas nuvens sobre a Região Sul do Brasil, e provocou ventania nos três estados ainda no mesmo dia. No decorrer da manhã desta quarta-feira (1), as rajadas máximas no sul e leste do RS e de SC foram de até 100 km/h. No litoral do PR, de SP e do RJ, as rajadas baixaram para até 80 km/h. A previsão é que no decorrer desta tarde as rajadas continuem enfraquecendo.

As áreas litorâneas, serranas e próximas ao mar são as mais impactadas por este forte ciclone extratropical. No interior de SP, no centro-sul de MG, outras áreas do interior da Região Sul, podem ter rajadas de 50 a 70 km/h.

São Sebastião, km158 - Foto: PMSSSão Sebastião, km158 - Foto: PMSS (Foto : AgoraVale)

Em São Sebastião, a Prefeitura informou que os ventos chegaram a 85 km/h, na noite de terça-feira (30), causando diversos problemas como quedas de árvores no km 158 da Serra de Boiçucanga na Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55). O trecho foi liberado durante a madrugada. 

Os estragos incluem ainda o destelhamento parcial da Unidade de Saúde da Família (USF) e danos na cobertura da quadra da Escola Municipal (EM) Vilma Aparecida de Almeida Ribas, em Boraceia. Os fortes ventos também derrubaram parte da cobertura quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Branca de Neve, em Juquehy.  

A Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), por meio de suas Regionais, já estão em ação para minimizar os danos causados.

Chácara no Piracuama em Pindamonhangaba é destelhada pelos ventos cicloniaisChácara no Piracuama em Pindamonhangaba é destelhada pelos ventos cicloniais (Foto : AgoraVale)Mas afinal de contas, o que é um ciclone bomba?

O assunto surgiu por causa de um forte ciclone extratropical que se organizou na costa da Região Sul do Brasil.  Todo ciclone extratropical, e os ciclones de forma geral, são áreas de baixa pressão atmosférica. Um ciclone é chamado de "ciclone bomba" quando a pressão atmosférica no seu centro cai 24hPa em um período de 24 horas, ou seja 1hPa a cada 1hora. Então, essa expressão existe e está ligada à esta situação de atenção, para queda acentuada da pressão em curto período de tempo.

Fonte: Agência Clima Tempo e Prefeitura de São Sebastião.