Climatempo alerta para ventania e risco de chuva no Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país na próxima semana

Moradores devem ficar atentos a ventania, chuvas localizadas e risco de danos em estruturas e árvores.


A Climatempo emitiu um alerta para a formação de um ciclone extratropical no mar, que deve provocar ventos fortes e temporais em diferentes regiões do país na próxima semana. O fenômeno começa a se intensificar na noite de domingo (7), com o aprofundamento de uma área de baixa pressão próxima ao Paraguai, estimulando rajadas de vento no sul de Mato Grosso do Sul, no interior do Paraná, no oeste e sul de Santa Catarina e na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
 
 
Na segunda-feira (8), está prevista a formação do ciclone extratropical acompanhado de uma nova frente fria. A situação é de atenção, principalmente no Rio Grande do Sul, onde há risco de rajadas de vento acima de 70 km/h, podendo chegar a 80 km/h em áreas da serra e do litoral. Ventos entre 51 e 70 km/h também podem atingir boa parte do Sul e áreas do sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul.
 
Entre segunda e terça-feira (9), além da ventania, a preocupação é com a chuva mais frequente no Sul do país, com acumulados elevados no Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina e no sudoeste e sul do Paraná. Linhas de instabilidade podem provocar temporais localizados, inclusive em cidades do sul de Mato Grosso do Sul, sudoeste do Paraná e no oeste catarinense.
 
No interior do país, o contraste entre a massa de ar frio e áreas mais secas também deve gerar rajadas fortes. A previsão indica ventos de até 60 km/h em pontos do norte do Paraná, interior e oeste de São Paulo, região metropolitana paulista, norte de Mato Grosso do Sul e parte do sul do Rio de Janeiro.
 
A Climatempo reforça que o risco é alto para problemas causados pela ventania, como queda de árvores, destelhamentos, danos em estruturas fragilizadas e interrupções no fornecimento de energia elétrica. O mar também deve ficar agitado entre o litoral do Sul e parte do Sudeste, com maior intensidade entre terça (9) e quarta-feira (10).