Defesa Civil alerta para risco de tempestades com chegada de frente fria

Previsão para o Litoral Norte vai de quinta-feira, 22, a sábado, 23


Na tarde desta quarta-feira, 22, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de possibilidade de pancadas de chuva forte no Litoral Norte entre quinta-feira, 23, e sábado, 25, devido à passagem de uma frente fria que, mesmo que afastada do continente.

O alerta de tempestade prevê índice pluviométrico com acumulados na casa dos 175mm e rajadas de vento de 80km/h, principalmente entre a tarde de quinta-feira até a tarde de sexta-feira, período em que haverá acumulados elevados em um curto espaço de tempo.

Por isso, a Defesa Civil reforça a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.

A Defesa Civil de Ubatuba reforça que a população jamais deve enfrentar enxurradas e inundações, pois são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa. Moradores de área de risco precisam ficar atentos aos sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados. Também é necessário evitar áreas arborizadas durante as tempestades devido ao risco de queda de árvores.

Outro aspecto importante é referente à condução de veículos enquanto as condições meteorológicas estão adversas. A recomendação é que o motorista reduza a velocidade, mantendo distância segura de outros veículos e esteja atento a possíveis bloqueios viários oriundos de situações como queda de árvores ou alagamentos.

Caso a situação seja a percepção de sinais de vento intenso, deve-se buscar abrigo em local seguro, longe de estruturas suscetíveis a danos como postes, não se abrigar debaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, não mexer com cabos de rede elétrica caídos e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Antecipe-se aos possíveis incidentes, verificando a instabilidade de árvores próximas a residência e, caso identifique risco, acione os órgãos competentes.

Em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199.