O Brasil enfrenta uma nova onda de calor intenso, com temperaturas elevadas previstas para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo desta semana. De acordo com o Climatempo, a qualidade do ar pode piorar, aumentando o risco de queimadas e prejudicando a visibilidade em diversas áreas do país. A umidade relativa do ar também deve atingir níveis críticos em várias capitais.
A previsão indica que a onda de calor se estenderá até 8 de outubro, com temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média no Centro-Oeste, interior de São Paulo, Tocantins e interior do Nordeste. As máximas podem chegar a 38°C ou 39°C. Apenas na quarta-feira (2/10), a chegada de uma frente fria começará a trazer ar mais frio, com queda nas temperaturas entre quinta e sexta-feira (4/10) no Sul e em parte da Região Sudeste, especialmente no leste e sul de São Paulo.
Apesar da aproximação da frente fria, várias áreas do Brasil continuarão enfrentando calor intenso, com temperaturas acima da média em regiões de Minas Gerais, Goiás e partes do leste de Mato Grosso.