O ano de 2019 se despediu no Sudeste com forte calor e pancadas de chuva na virada do ano. A meteorologia prevê, no entanto, que o verão de 2020 será muito chuvoso, diferente do verão passado quando sobrou temperaturas fortes. De acordo com os meteorologistas, isso se deve a ausência dos fenômenos "El Niño" e "La Niña".
Neste verão, segundo a meteorologista do Climatempo, Patrícia Madeira, a situação da temperatura da água do Atlântico Sul vai fazer com que as frentes frias se desloquem mais lentamente pela costa do Sul e do Sudeste ajudando a aumentar o potencial de chuva sobre o continente.
Ainda, de acordo com os meteorologistas do site Climatempo, o Sudeste poderá experimentar um verão mais chuvoso, assim como em todas as partes do Brasil. As chuvas mais intensas deverão ocorrer principalmente no mês de março de 2020, caracterizando-se como uma anomalia climática em praticamente todo o país.
No Leste Paulista, onde se encontra o Vale do Paraíba, 2020 já deve mostrar qual será a sua cara no período que vai de quarta-feira (2) até a próxima segunda (60, com altos índices pluviométrico. A previsão é de instabilidade e chuva ao longo do dia, entre quinta-feira e sábado.