Região Sudeste pode enfrentar chuva forte e alagamentos

Alerta foi feito pela Defesa Civil


A Região Sudeste poderá enfrentar chuvas fortes, com possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra nos próximos dias. O alerta é da Defesa Civil Nacional, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Neste domingo (6), a influência de uma nova frente fria e a formação de uma área de baixa pressão próximo da costa de São Paulo reforça ainda mais a instabilidade. O dia será marcado por temporais no estado e os acumulados já tendem a ser bastante expressivos, principalmente nas áreas mais ao sul do estado, inclusive no Vale do Ribeira e Litoral Sul.

Foram emitidos avisos meteorológicos de perigo (laranja) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o Inmet, o volume de chuvas previsto é acima de 100 milímetros por dia em alguns locais.

Segundo o Inmet, haverá atuação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - quando uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área, por, pelo menos, quatro dias. Desta vez, a zona ficará sobre o estado de Minas Gerais e também terá reflexos em partes do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Entre segunda(7) e quarta-feira(9), o tempo segue bastante carregado no estado de São Paulo. Serão dias com predomínio de céu nublado, com vários períodos de chuva e temperaturas mais amenas.

Volumes de chuva previstos entre sábado(5) e quarta(9)

- Litoral SP: 150 a 300mm

- Norte de SP, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira: 150 a 250 mm (com alguns pontos de 300 mm)

- Grande SP: 100 a 200 mm

- Demais áreas: 80 a 150 mm

 

Fonte: Clima Tempo e Agencia Brasil.