Região Sudeste tem mais temporais até o fim da semana

Fortes áreas de instabilidade se espalharam pelo interior do estado de São Paulo


Os temporais impressionaram pelo grande volume de chuva acumulado em pouco tempo no Estado de São Paulo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a região de Marília acumulou 47,8 mm apenas em uma hora. O total acumulado em 4 horas de chuva foi de 61 mm. Em Bauru choveu 25 mm em apenas uma hora.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), registrou muita chuva no litoral de São Paulo. Uma das estações medidoras em Ubatuba acumulou cerca de 54 mm de chuva em 6 horas.

Durante a tarde do primeiro dia de dezembro, a cidade de São Paulo voltou a ter temporal, pelo segundo dia consecutivo. Os bairros mais atingidos foram o Butantã, com acumulado de 38,2 mm em uma hora de chuva, Vila Mariana, com 30 mm em uma hora e a região do Ipiranga, que acumulou 29 mm em duas horas. Árvores caíram na região da Vila Mariana e o córrego Mooca transbordou na Vila Prudente. o CGE registrou 7 pontos de alagamento, sendo três intransitáveis.

Mais temporais até o fim da semana

Essa primeira semana de dezembro é de alerta para temporais em várias áreas da Região Sudeste do Brasil. O estado de São Paulo, o centro sul do Rio de Janeiro, a região do Triângulo Mineiro, da grande Belo Horizonte, o Sul de Minas e a Zona da Mata mineira são as áreas mais propícias a novos temporais nos próximos dias. As regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro também podem sofrer com chuva forte até o fim da semana.

A presença de ar quente úmido por quase toda a Região Sudeste e a proximidade com áreas de baixa pressão atmosférica vão gerar nuvens bastante carregadas nos próximos dias.

A chegada de uma frente fria na próxima sexta-feira (4), vai deixar o tempo ainda mais instável e fazer com que as áreas de nuvens carregadas avancem em direção ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais. 

Por isso, no primeiro fim de semana de dezembro, todas as áreas da região Sudeste estarão sujeitas a temporais, incluindo as quatro capitais.

Fonte: ClimaTempo