São Paulo pode ter fumaça e chuva preta nesta semana

Previsões de chuva para este fim de semana em todo Estado de São Paulo


Imagens de satélite desta terça-feira, (15), evidenciaram focos de calor, que é indicativo de queimadas e diversos pontos do estado de São Paulo. Estes focos aumentaram bastante desde o início de setembro e só no dia 13, pelo monitoramento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) foram contabilizados 538 focos de calor no estado de São Paulo. No período de 1 a 14 de setembro São Paulo teve 1520 focos de calor, quase o dobro do que foi registrado durante todo o mês de setembro de 2019. 

Fumaça pode aumentar 

Já existem focos de fogo em diversos pontos do estado de São Paulo e a fumaça produzida por estes focos já estão espalhada pelo estado. Porém, durante a quinta-feira, (17), a chegada de uma frente fria ao litoral paulista vai mudar o fluxo de ventos no centro-sul do Brasil, direcionando no sentido do Mato Grosso do Sul para São Paulo. Isto vai fazer com que parte da fumaça do Pantanal seja transportada para São Paulo.

Com o aumento das condições para chuva no fim de semana, com a chegada de uma grande frente fria sobre a Região Sudeste, o efeito da camada de fumaça será menos perceptível. Esta frente fria deve provocar chuva em todo o estado de São Paulo durante o próximo fim de semana, 19 e 20 de setembro.

Risco de chuva negra

Dependendo da quantidade de fumaça que for transportada na quinta ou sexta-feira para o estado de São Paulo, não se poderia descartar a chance de repetição do fenômeno da "chuva negra", semelhante ao que se viu em algumas cidades do Rio Grande do Sul no fim de semana passado, e também como a cidade de São Paulo registrou no ano passado, no evento do dia 19 de agosto de 2019.

Além do estado de São Paulo, é possível que ocorra um aumento da camada de fumaça até a próxima sexta-feira sobre o áreas do estado do Rio de Janeiro, especialmente no centro-sul do estado, incluindo a cidade do Rio de Janeiro, sobre a região do centro-sul de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro.

Fonte: ClimaTempo