O Barbatuques, um dos grupos de percussão corporal mais importantes do país, chega a São José dos Campos neste sábado (18) para oferecer uma oficina musical que vai acontecer no Galpão Altino, das 10h às 12h.
A oficina "Vivência Barbatuques" é gratuita e conta com 50 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo São José Viva até a próxima sexta-feira (17). A classificação indicativa é a partir de 16 anos. A dupla de oficineiros terá Luciana Cestari e João Simão, integrantes do grupo.
A oficina tem uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. De forma prática e coletiva, proporciona aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais entre outros; e a utilização deles na produção de ritmos e melodias.
Confira o cronograma da oficina abaixo
Aquecimento: preparação corporal para atividade com alongamentos, movimentos, respirações, vocalizações e exercícios que trabalham a percepção, o olhar e o andar.
Coordenação motora: exercícios de independência rítmica, trabalhando a coordenação entre pés, mãos e voz.
Repertório de sons corporais: tipos de palmas (grave, estrela, estalada, flecha etc.), estalos de dedo, sapateados, vácuos de boca, estalos de língua, batidas no peito e bochecha, percussão vocal, assobios, sopros, línguas fictícias, sonoplastia corporal.
Montagem de ritmos: adaptação de ritmos para o universo da percussão corporal. Os ritmos brasileiros (samba, baião, maracatu, afoxé, etc.) são trabalhados com prioridade, além dos ritmos de etnias diversas: funk, rock, salsa, reggae, música árabe, africana, mediterrânea, latina, indígena, etc. Os ritmos são trabalhados individualmente e em naipes (grupos), a criação é estimulada.
Jogos: exercícios que trabalham atenção, reflexo, memorização e relacionam sons com movimentos (flechas, relógio, sequência linear).
Improvisações: exercícios de criação e composição utilizando os sons e ritmos estudados. São voltados para aplicação e sintetização do conteúdo aprendido, estimulando a expressão individual nessa linguagem. Visa ainda o desenvolvimento da percepção, o senso de escuta dentro de um grupo e a prática de produzir música coletivamente (sequência minimal, maestro, ecos, naipes, contágio livre).