Um novo estudo da plataforma de streaming Deezer sugere que ouvintes acima dos 30 anos dedicam pouco tempo para descobrir novos artistas.
Mil norte-americanos foram consultados na pesquisa e o resultado indica que, na média, as pessoas atingem a "paralisia musical" - ponto em que deixam de procurar ativamente novas músicas e artistas - aos 29 anos e 10 meses, cerca de quatro anos depois dos esforços de procura musical atingir o pico máximo.
As mudanças comportamentais não significam desgosto musical - 60% dos entrevistados indicaram que gostariam de expandir o repertório. Outros 60% disseram que se sentem empacados e que ouvem apenas músicas que já conhecem.
Muitos se disseram sufocados com a quantidade de música disponível atualmente, enquanto outros citaram demandas da rotina como o motivo para dedicar menos tempo para a música: 24% disseram que as obrigações profissionais reduziram as habilidades de se manter antenados musicalmente; 15% afirmaram que cuidar dos filhos colocou a música em último lugar nas prioridades.